Conselho debate propostas que orientarão futuro do rural brasileiro



A construção do futuro do rural brasileiro foi o mote da 57ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf).

O encontro, que começou na quarta (19), e vai até quinta-feira (20), debate a elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS), subsidiado pelas propostas aprovadas durante a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS).

A primeira reunião do Condraf, no ano, contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. Ele elencou os desafios encontrados pelo Governo Federal na formulação do Plano Nacional.

“O nosso grande desafio é pegar o conjunto de 100 propostas e transformá-lo em um plano articulado entre si. Um plano que vai além de política agrícola e agrária. Ele envolve o desenvolvimento rural em sua plenitude, para que seja sustentável e solidário em todas as dimensões”, avaliou.

O ministro, que também é presidente do Conselho, lembrou que as propostas envolvem diversas pastas da Esplanada e não apenas o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). “Evidentemente que nós avançamos muito nessa integração de políticas, mas ainda precisamos melhorar. Teremos o envolvimento de outros órgãos federais, já que as proposições contam com pontos de articulação social e digital, saúde e educação. Tenho certeza que todos vão cooperar, pois, inclusive fazem parte deste Conselho”, garantiu Pepe Vargas.

Conferência Nacional

Durante a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, 1,2 mil delegados das 26 unidades de federação construíram um documento com 100 propostas que subsidia a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Este plano norteará o rural brasileiro pelos próximos anos.

“A nossa ideia é trabalhar com um horizonte curto. A princípio, o plano sairá no primeiro semestre de 2014. Assim que concluído, começaremos a executar as políticas públicas apontadas no documento”, afirmou a assessora da secretaria-executiva do MDA, Analine Specht.

Segundo Analine, o Conselho alinha estratégias traçadas por movimentos sociais e Governo Federal para atender toda a população rural.

“A ideia central é ouvir a sociedade civil a respeito da tradução dessas propostas em uma matriz que vai orientar as políticas públicas. Então, o desafio central é traduzir as propostas em políticas para o próximo período”, adiantou a assessora.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário 



20/02/2014 12:35


Artigos Relacionados


Conselho debate propostas para orientar futuro do Brasil rural

Conferência debate futuro rural brasileiro

Abertura da Conferência sobre rural brasileiro debate futuro do setor

Senado debate futuro da assistência técnica e extensão rural

Cinema Brasileiro é tema de debate no Conselho de Comunicação

Subcomissão discute o futuro da Previdência Rural