Conselho interdita instituições que realizam testes em animais
O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) determinou, nesta quinta-feira (3), a interdição das instituições de ensino ou pesquisa científica que não solicitaram ainda o credenciamento para prosseguir com testes e experimentos em animais. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.
A decisão ocorre após reunião extraordinária do órgão regulatório. O Concea decidiu interditar temporariamente todas as instituições que não se adequaram aos parâmetros estabelecidos pelo Credenciamento Institucional para Atividades com Animais em Ensino ou Pesquisa (Ciaep), que estabelece critérios e procedimentos para requerimento, emissão, revisão, extensão, suspensão e cancelamento do credenciamento das instituições que criam, mantêm ou utilizam animais no ensino e em pesquisas científicas.
O Conselho considerou infração grave a falta do credenciamento dessas instituições.
A lista de instituições fechadas, assim como as que ainda estão em processo de credenciamento e as que se encontram regularizadas, está disponível no site do Concea.
Concea
Dentre as competências do Concea destacam-se a formulação de normas relativas à utilização humanitária de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica, bem como estabelecer procedimentos para instalação e funcionamento de centros de criação, de biotérios e de laboratórios de experimentação animal. O Conselho é responsável também pelo credenciamento das instituições que desenvolvam atividades nesta área, além de administrar o cadastro de protocolos experimentais ou pedagógicos aplicáveis aos procedimentos de ensino e projetos de pesquisa científica realizados ou em andamento no País.
Fonte:
03/10/2013 12:43
Artigos Relacionados
São Paulo proíbe testes em animais
Suplicy defende fim de testes de cosméticos em animais
Governador decide até esta quinta sobre testes com animais
Concea credencia instituições que usam animais em pesquisa e ensino
Cadastro reunirá instituições que criam animais para uso científico
Instituições realizam pesquisa sobre a biodiversidade da Terra do Meio, no Pará