Conselho presta homenagem a Roquette Pinto e a rádios públicas
O Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional prestou homenagem às rádios públicas ao lembrar, na reunião desta segunda-feira (18), os 50 anos da morte de Edgar Roquette Pinto, um dos pioneiros da radiodifusão brasileira. Fundador da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923, Roquette Pinto se destacou na radiofonia nacional pelo seu empenho em transformar o rádio em agente de difusão da cultura e educação no país.
- Roquette Pinto previa um rádio potente na formação da cultura e identidade nacional - comentou o conselheiro Orlando Guilhon, que propôs a homenagem. Segundo observou, as rádios públicas travam hoje uma batalha diária para acompanhar o desenvolvimento tecnológico do setor e, assim, ganhar competitividade. Estatizada em 1936, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro se chama, atualmente, Rádio MEC.
Superintendente da Rádio Clube de Pernambuco, o jornalista Joezil Barros só reconhece o pioneirismo de Roquette Pinto na radiodifusão educativa no Brasil.
- A primeira emissora de rádio do país (a Rádio Clube de Pernambuco) foi instalada em Recife, no dia 6 de abril de 1919, pelo português Augusto Joaquim Pereira - afirmou, baseado em edital de instalação publicado pelo jornal Diário de Pernambuco e confirmado pelo conselheiro Daniel Herz.
Sem querer alimentar a polêmica sobre a "paternidade" da radiodifusão, Carmen Roquette Pinto, filha do homenageado, disse que esse reconhecimento deve ser estendido a todos aqueles que pensaram o rádio no Brasil e a democratização da informação.
- Meu pai foi um humanista e um homem de ação, empreendedor - comentou, destacando a importância de se aplicar o conhecimento em soluções que melhorem a vida do povo.
Nesta terça-feira (19), às 9h30, a Comissão de Regionalização da Programação, vinculada ao Conselho de Comunicação Social, reúne-se para debater o projeto de lei que cria a Agência Nacional de Cinema e do Audiovisual (Ancinavi).
18/10/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Rádio Senado ganha prêmio Roquette-Pinto
Mozarildo presta homenagem ao maçon Francisco Murilo Pinto
José Pimentel presta homenagem às defensorias públicas
Conselho de Comunicação presta homenagem a Hebe Camargo
Presidente do Conselho Federal de Administração presta homenagem aos 296 mil administradores brasileiros
NABOR PEDE VOTAÇÃO DE PROJETO DE HOMENAGEM A EDMUNDO PINTO