Consórcio Teles Pires participa de último leilão de energia de 2010
A Eletrobras Furnas participou nesta sexta-feira (17), por meio do Consórcio Teles Pires Energia Eficiente, do último leilão para geração de energia do ano de 2010. Com 24,5% de participação, mesmo percentual da Eletrosul, a Eletrobras Furnas forma consórcio ainda com a Neoenergia (50,1%) e Odebrecht (0,9%).
A Usina Hidrelétrica de Energia (UHE) Teles Pires será construída no rio de mesmo nome, entre os municípios de Parnaíba (MT) e Jacareacanga (PA).
A usina terá seis máquinas e potência instalada de 1.820 MW, capacidade suficiente para atender a até cinco milhões de pessoas. O valor previsto para o empreendimento é de mais de R$ 3 bilhões. A parcela de energia produzida e negociada no leilão será objeto de Contratos de Comercialização de Energia com prazo de duração de 30 anos e início de suprimento em 1º de janeiro de 2015.
No que se refere ao sistema de conexão para integração ao Sistema Interligado Nacional (SIN), a usina deverá ser conectada à futura subestação Coletora Norte, que será construída no estado do Mato Grosso, por meio de uma linha de transmissão, de 500 kV. A Coletora Norte será uma subestação convencional, concebida para conexão das usinas hidrelétricas de Teles Pires, São Manoel e Foz do Apiacás.
A Advocacia Geral de União (AGU) derrubou, na noite de quinta-feira (16), a liminar do Tribunal Regional Federal da 1ª Região que suspendia o leilão da UHE Teles Pires a ser realizado nesta sexta-feira (17). A liminar havia sido solicitada pela Procuradoria da República no Pará e concedida pela Justiça do Estado.
Fonte:
Eletrobras Furnas
17/12/2010 17:11
Artigos Relacionados
Justiça suspende licença da hidrelétrica Teles Pires, que iria a leilão nesta semana
Hidrelétrica Teles Pires será responsável por 8% da energia consumida no País
Último contrato de Leilão de Transmissão de 2010 é assinado nesta quarta
Autorizada a reestruturação societária da Companhia Hidrelétrica Teles Pires
Projeto básico da UHE Teles Pires é aprovado pela Aneel
Em exame, o aproveitamento dos rios Juruena, Teles Pires e Tapajós