Constituição de 1988: Ana Amélia enaltece liberdade de expressão
Durante a sessão solene em homenagem à Constituição de 1988, por seu 25º aniversário, a senadora Ana Amélia (PP-RS) salientou o vigor dos conceitos da Carta Magna, que determinaram mudanças fundamentais no país. Ela disse considerar que a democracia plena, a liberdade de expressão, o desejo de progresso econômico e a demanda por justiça social são ideias e aspirações que a Constituição levou à consciência de todos.
- O maior símbolo da liberdade em nosso país é a crença coletiva de que sua História avançará mais e mais no presente e no futuro e que as novas gerações terão a chance que hoje temos de manter o protagonismo da sociedade na construção de um país verdadeiramente livre e democrático - declarou, nesta terça-feira (29).
Ana Amélia destacou a admiração internacional pela consolidação da democracia no Brasil e classificou a liberdade de expressão como fundamental. Ela alertou, porém, que essa liberdade é incômoda para muitos, e que a voz legítima das ruas se opõe à violência como arma de "manifestantes ensandecidos":
- Antes mesmo do voto vem a voz. E a voz tem poder - opinou.
A parlamentar saudou o empenho do então presidente da Assembleia Nacional Constituinte, Ulysses Guimarães (1916-1992), pelo diálogo e pela responsabilidade, e classificou iniciativas como o voto aberto no Legislativo como consistentes com o espírito "fecundo" da Constituição.
29/10/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Liberdade de expressão é destacada em lançamento de livro sobre a Constituição
CDH debate liberdade de expressão e direito de ir e vir
Fórum discute liberdade de expressão e internet
Ministra recebe relator de Liberdade de Expressão
TV Senado debate liberdade de expressão na América do Sul
Alckmin participa do Seminário Internacional de Liberdade de Expressão