Construção civil comemora o melhor ano das últimas duas décadas
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (Cbic) divulgou nesta quinta-feira (16) dados que mostram que o setor passa, em 2010, pelo melhor momento dos últimos 24 anos. De acordo com o balanço, o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil deve crescer 11% neste ano, 2% a mais do que a previsão feita pela entidade no início de 2010.
Segundo relatório da Cbic, a opção de utilizar a construção civil para “alavancar o desenvolvimento tem importante destaque do ponto de vista socioeconômico, no enfrentamento do déficit habitacional e na superação dos gargalos na infraestrutura”.
Nos primeiros 10 meses de 2010, o setor gerou 340 mil empregos formais em todo País. O número de trabalhadores com carteira assinada atingiu nível recorde: foram “mais de 2,6 milhões, de acordo com a série histórica dos dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), iniciada em 1992”, informou o relatório. Outro destaque foi o crédito imobiliário em expansão que, só com recursos da caderneta de poupança, pode ultrapassar R$ 50 bilhões.
Entre os desafios que o setor precisa enfrentar, foram destacadas a necessidade de aumento dos investimentos em inovação e produtividade; a sustentabilidade dos negócios, com a produção de edificações inteligentes e ambientalmente corretas; e a escassez e o alto custo de terrenos nos grandes centros urbanos.
Fonte:
Agência Brasil
16/12/2010 17:12
Artigos Relacionados
Programa de Incentivo à Leitura comemora duas décadas e planeja ampliação
Seca no Nordeste é a pior das últimas décadas, alerta Cícero Lucena
Semiárido enfrenta uma das piores secas das últimas décadas, alerta Eduardo Amorim
Instituto de Medicina Aeroespacial celebra duas décadas
Regulamentação de 'lobby' no Brasil: um debate de duas décadas
Inflação oficial soma 286,63% em quase duas décadas de Plano Real