Construção de estações do corredor fluvial do Recife é autorizada




A instalação do corredor de transporte público fluvial do Recife (PE) foi autorizada e a expectativa é de que em oito meses a população possa contar com um novo modal para se locomover. Com a assinatura da ordem de serviço para a construção das estações de embarque e desembarque, cerca de 13 mil pessoas serão beneficiadas pelo projeto, que conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e contrapartida do governo do estado de Pernambuco.

Inicialmente, serão 12 barcos de transporte, com capacidade para 100 pessoas cada.  A rota Oeste deve ser percorrida em cerca de 40 minutos, com intervalos de saída de 10 minutos entre um barco e outro. O projeto também inclui dragagem do rio, obras de sinalização e construção de piers. O orçamento total previsto para a obra é de R$ 289 milhões.

Localizado no rio Capibaribe, o corredor será dividido em dois eixos (Oeste e Norte), terá sete estações, sendo cinco para o primeiro eixo, e duas para o segundo. O Oeste tem 11 km de extensão, da BR-101 até o Centro do Recife. Já o Norte tem 2,5 km de trajeto, partindo da rua do Sol, no Centro, até as proximidades do Shopping Tacaruna, em Olinda.  Cada estação tem área de 438 metros quadrados.  

A primeira etapa, que compreende a dragagem, foi iniciada em abril deste ano. 11 km do percurso foram dragados, o que resultou na retirada de mais de 160 metros cúbicos de material contaminado do rio. 

Fonte:

PAC



26/09/2013 17:07


Artigos Relacionados


Transp. Metropolitanos: Começa instalação das estações no corredor Noroeste

Transp. Metropolitanos: Começa instalação das estações no corredor Noroeste

EMTU: Começa a instalação das estações do Corredor Metropolitano Noroeste

Quintanilha saúda acordo para construção de porto fluvial no Tocantins

EMTU: Sumaré recebe instalações de estações para Corredor Metropolitano Noroeste

Fatec de Jaú abre inscrições para cursos em Mestre Fluvial e Condutor Maquinista-Motorista Fluvial