Quintanilha saúda acordo para construção de porto fluvial no Tocantins




O senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) saudou a assinatura de protocolo de intenções, no primeiro semestre deste ano, entre o governo do Tocantins, a prefeitura municipal de Praia Norte e a empresa Autologística Eurolatina, para a construção do Porto Fluvial de Praia Norte.

A iniciativa, disse Quintanilha, deverá contribuir para integrar modais de transporte visando à redução de custos e ao aumento da competitividade dos produtos da Zona Franca de Manaus.

Assim que forem concluídas as eclusas do Rio Tucuruí, que vão permitir a navegação pelo Rio Tocantins até Praia Norte, será possível iniciar a execução da obra de construção do porto, segundo informou o parlamentar.

O porto, como ressaltou o senador, vem ao encontro dos esforços do governo federal para melhorar e ampliar a infraestrutura portuária do país. Por isso, ele disse ver como imprescindível o apoio da União para "tirar o projeto do papel".

Como lembrou Quintanilha, a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) prevê investimentos em infraesturura portuária que alcançam R$ 5,1 bilhões para o período 2011-2014, abrangendo 48 empreendimentos em 21 portos brasileiros.

Diante de expectativas de crescimento econômico para o próximo ano, na faixa de 7%, o país necessita de investimentos em infraestrutura para superar a situação precária do setor, sob risco de comprometer a continuidade desse processo, afirmou o senador.

No caso dos portos, ele observou que o aumento significativo das exportações brasileiras e, principalmente, das importações, vem causando sérias dificuldades operacionais em razão da limitada capacidade física instalada.

O senador destacou ainda os esforços do governo de seu estado para tornar realidade esse projeto, ao buscar parcerias junto à iniciativa privada e ao conceder incentivos para atração de investimentos. Ele cumprimentou ainda a prefeitura de Praia Norte por entender a importância do porto para a cidade e o estado.

Quintanilha também parabenizou os executivos da Eurolatina pela autoria do projeto e disse reconhecer "a enorme contribuição que a iniciativa privada pode dar para o desenvolvimento de uma região pobre, mas de grande potencial econômico".

O senador Gilberto Goellner (DEM-MT) ressaltou, em aparte, a necessidade de estudos para a implantação de portos no país e lamentou a escassez de recursos para isso. Ele informou ter apresentado emenda ao Orçamento para 2011, no total de R$ 237 milhões, aprovada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), para que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) inicie estudos para ampliar o uso da navegação no país.

26/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


QUINTANILHA DESTACA CONSTRUÇÃO DE HIDRELÉTRICA NO TOCANTINS

Fatec de Jaú abre inscrições para cursos em Mestre Fluvial e Condutor Maquinista-Motorista Fluvial

Construção de estações do corredor fluvial do Recife é autorizada

Quintanilha comemora autorização de empréstimo externo para o Tocantins

Quintanilha destaca esforços do Tocantins para melhorar educação

QUINTANILHA FAZ APELO PARA A INSTALAÇÃO A UNIVERSIDADE FEDERAL DE TOCANTINS