Cônsul da Líbia no Brasil diz que obteve informações sobre morte de Khadafi
O cônsul-geral da Líbia no Brasil, Mohammed Ninfat, disse nesta quinta-feira (20) à Agência Brasil que obteve informações confirmando a morte do presidente líbio, Muammar Khadafi. Mas ele disse que está com dificuldades de falar com integrantes do Conselho Nacional de Transição (CNT). Ninfat é o chefe da Embaixada da Líbia em Brasília, pois a representação está sem embaixador. O clima na representação diplomática é de comemoração e festa. A bandeira da oposição a Khadafi está hasteada no local.
Fotografias de Khadafi foram queimadas e rasgadas ao som de música árabe e fogos de artifício. O cônsul disse que hoje o dia será de muita alegria e felicidade não só na Líbia como também em todos os locais onde há comunidades de líbios. Na embaixada em Brasília, crianças, filhas dos funcionários e diplomatas, dançavam e brincavam em clima de euforia.
“Estamos todos muito felizes e em clima de festa. O momento é de celebração. Mas precisaremos da ajuda da comunidade internacional. O Brasil, por exemplo, pode nos ajudar para a retirada de minas terrestres, colocadas por ordem de Khadafi em vários locais da Líbia”, disse o cônsul, lembrando que as cidades que mais sofrem por causa das minas são Brega e Zliten.
A representação diplomática da Líbia no Brasil está sem embaixador há pouco mais de um mês. O cônsul disse que o embaixador Salem Omar Al Ezubide deixou Brasília desde que se confirmou que o Conselho Nacional de Transição (CNT) havia dominado Trípoli e as principais cidades líbias. Segundo o cônsul, todos que estão hoje na embaixada apoiam as mudanças em curso na Líbia.
Fonte:
Agência Brasil
20/10/2011 16:54
Artigos Relacionados
Sem Khadafi, Brasil espera fim da violência na Líbia, diz Patriota
AGU quer que bens da Líbia no Brasil sejam usados para ajudar vítimas do regime Khadafi
Patriota alerta que ordem na Líbia não será retomada apenas com saída de Khadafi
Khadafi anuncia fim de operações militares na Líbia e declara cessar-fogo imediato
Brasil enviará representante para reunião em Paris sobre futuro da Líbia
Brasil consulta comunidade internacional para definir posição sobre a Líbia