Consulta pública recebe propostas sobre tarifa branca de energia
A Agência Nacional de Energia Elétrica abriu, na última quinta-feira (9), audiência pública para receber propostas referentes à aplicação da tarifa branca de energia. As contribuições poderão ser enviadas até o dia 6 de agosto. O objetivo da tarifa branca é estimular o consumo em horários que a tarifa é mais barata, diminuindo o valor da fatura no fim do mês e a necessidade de expansão da rede da distribuidora para atendimento do horário de pico.
A tarifa branca será opcional e, caso o consumidor não pretenda modificar seus hábitos de consumo, a tarifa convencional continuará disponível.
Pela proposta em audiência, o custo de aquisição dos novos medidores será das distribuidoras, com consequente repasse para as tarifas. Quanto aos prazos para adesão à nova modalidade tarifária haverá duas situações. Se em sua primeira ligação, o consumidor optar pela tarifa branca os prazos serão de cinco dias para consumidores residenciais urbanos (três dias para vistoria e dois dias para a ligação) e 10 dias para consumidores residenciais não urbanos (cinco dias para a vistoria e cinco dias para ligação). Se o consumidor já é atendido pelo modo convencional e quer aderir à tarifa branca o prazo para a mudança é de 30 dias a partir da solicitação.
A audiência pública contará com sessões presenciais nas cidades de Brasília, São Paulo, Curitiba, Belém e Recife, com datas e locais a serem divulgados posteriormente. Além das sessões ao vivo, os interessados poderão enviar contribuições para o e-mail [email protected] ou para o endereço da Agência: SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral, CEP: 70.830-030, Brasília - DF.
Tarifa Branca
- Conheça a política tarifária brasileira
- Cartilha explica composição das tarifas de energia praticadas no Brasil
- Sancionada lei que reduz conta de luz
- Consumidores serão informados sobre custo de geração de energia
24/08/2013 20:31
Artigos Relacionados
MME prorroga consulta pública sobre o Plano Decenal de Expansão de Energia
Minas e Energia abre consulta pública para Plano de Expansão de Energia
Anvisa recebe 200 mil sugestões em consulta pública sobre cigarros
Consulta pública sobre serviços de sinais de televisão recebe 552 contribuições
Decisão do TST sobre consulta ao SPC não é ‘carta branca’ aos patrões, adverte juíza
Aneel publica reajuste de Tarifa de Energia de Otimização