Consulta pública vai revisar medidas de controle de homeopáticos



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) colocou em Consulta Pública uma proposta de revisão de 82 monografias da Farmacopeia Homeopática Brasileira (FHB). Esses estudos  reúnem as principais medidas atualmente utilizadas no Brasil para o controle de qualidade dos insumos que são utilizados no preparo de medicamentos homeopáticos.


Do total de monografias, 46 tratam de substâncias inéditas e 36 são revisões de monografias que já existiam na 2ª edição da FHB. A revisão vai contribuir para uma nova edição da coletânea. “O conteúdo proposto para essa nova edição diferencia-se da anterior por ampliar a quantidade de substâncias e ser mais simples, direta e objetiva”, explica o diretor adjunto da Anvisa, Luiz Armando Erthal.

O uso da Farmacopeia Homeopática Brasileira é obrigatório em farmácias e indústrias de medicamentos homeopáticos. O objetivo é impedir que ocorram problemas como intoxicação, baixa resposta terapêutica e contaminação microbiológica ou química em produtos farmacêuticos.

Para isso, as monografias da FHB descrevem especificações como características físicas e físico-químicas e métodos para análise das substâncias que compõem os medicamentos homeopáticos. “Uma farmacopéia moderna e atualizada fornece subsídios e ferramentas à vigilância sanitária para impedir desvio de qualidade nesses medicamentos”, complementa Erthal.

Atualmente, poucos países no mundo possuem uma Farmacopeia Homeopática adotada oficialmente.  Dentre eles, estão a França, a Alemanha, a Índia, os Estados Unidos e o México. Hoje, a Comunidade Européia também está elaborando um compêndio para garantir a qualidade do medicamento homeopático consumido em todo continente.

Contribuições

A Consulta Pública de revisão da Farmacopeia Homeopática Brasileira fica aberta até o dia 30 de maio. Os interessados devem encaminhar as sugestões justificadas com a identificação da monografia, capítulo ou anexo, e por escrito. O endereço para envio é Agência Nacional de Vigilância Sanitária/DIMCB/Farmacopéia Brasileira, SAI trecho 5 área especial nº 57, Bloco “E”, 1º Andar, Sala 4, Brasília/DF, CEP 71.205.050, ou Fax: (061) 3462-6791 ou e-mail: cp38.farmacopé[email protected].

Fonte:
Anvisa

 



25/05/2010 22:06


Artigos Relacionados


Ministério põe em consulta pública regra para controle de produtos veterinários

Medidas para erradicação de praga da videira estão em consulta pública

Sucesso de medidas contra inflação levaram FMI a revisar previsão de crescimento do PIB brasileiro

Comunidades tradicionais querem garantia de consulta prévia sobre medidas que afetem seus interesses

Projeto amplia medidas de controle de infecções nos serviços de saúde

Projeto amplia medidas de controle de infecções nos serviços de saúde