Consumidor brasileiro está menos confiante em janeiro diante do cenário econômico



Os consumidores brasileiros estão menos otimistas neste mês. Segundo apurou pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que ouviu 2 mil pessoas, o indicador que mede a confiança dos consumidores em relação ao cenário econômico ficou 1,5% menor em comparação a dezembro de 2010.

Os dados foram coletados de 14 a 18 de janeiro. Os números mostram que 60% acreditam que a inflação subirá. Piorou também a percepção das pessoas que acreditam na elevação da renda. Enquanto na pesquisa de dezembro, 44% dos entrevistados estavam otimistas, em janeiro de 2010, a porcentagem caiu para 36%.

Dos entrevistados, 36% apostam na manutenção do nível de desemprego e 28% estimam uma redução do número de desempregados. Outro indicador que piorou foi o da expectativa com relação à inflação, que recuou 2,4% em relação a dezembro. Na avaliação da CNI, o resultado mostra que mais consumidores estão preocupados com a elevação dos índices de preços. As expectativas de compras de bens de maior valor, por exemplo, caíram 3,9% em janeiro.

Um dado positivo foi a expectativa diante do endividamento, com alta de 2,4% entre os que acreditam que estarão menos endividados. Diante de dezembro, o índice dos que acreditam que o nível de desemprego vai diminuir está 2,4% maior em janeiro.


Fonte:
Agência Brasil



25/02/2011 11:23


Artigos Relacionados


Empresário da indústria está menos confiante no futuro da economia, mostra pesquisa

Demanda do consumidor brasileiro por crédito cai 8,2% em janeiro

Saúde alerta: brasileiro está fumando menos, mas ainda é sedentário e se alimenta mal

Cenário econômico e político em pauta no Democracia

Ministro da Fazenda analisa o cenário econômico em 2013

Fazenda: Seminário para discutir cenário econômico