Consumidor poderá economizar até 35% na conta de água



O senador Geraldo Cândido (PT-RJ) apresentou projeto que obriga as concessionárias de abastecimento de água a instalarem dispositivos de eliminação de ar nos medidores de consumo de água de todos os consumidores. Segundo o senador, já existe equipamento para tal, desenvolvido com o objetivo de eliminar o ar do registro dos hidrômetros sem interferir no seu funcionamento normal.

Geraldo Cândido informou que testes realizados comprovaram a eficácia do equipamento e que, após sua instalação, foi verificada uma redução de 35% nos valores cobrados aos consumidores nas contas de água. O projeto também determina que os custos de instalação do equipamento não poderão ser repassados aos usuários.

A proposta será votada em breve na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em caráter terminativo.

"Hoje, quase todos os consumidores de água são vítimas da cobrança indevida em suas contas de água. Isso porque os hidrômetros registram a passagem de água e ar indistintamente, gerando um ônus impróprio pelo pagamento de ar, quando o consumidor acreditava estar consumindo apenas água", explica o senador na justificação do projeto.

Geraldo Cândido acredita haver fundamento suficiente para a aprovação do projeto, comentando que "não se pode deixar que essa impropriedade continue gerando um ônus real sobre um consumo fictício".

23/07/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Consumidor de baixa renda poderá optar por conta pré-paga de energia e ter faixa de gratuidade

Site da Sabesp ajuda a economizar água

Site da Sabesp ajuda a economizar água

Campanha do Procon ajuda consumidor a economizar nas compras

Moradores e funcionários da Av. Paulista devem economizar água

Dicas da Sabesp ensinam como economizar água