Contêineres com lixo hospitalar retidos em Pernambuco retornarão aos EUA no final do mês
A devolução, para os Estados Unidos (EUA), de dois contêineres retidos no Porto de Suape, em Recife (PE), com cerca de 46 toneladas de material hospitalar foi adiada para o dia 21 de janeiro. A empresa Hamburg Süd, responsável pelo transporte do material, solicitou documento às autoridades dos EUA negando que a carga será recusada ao chegar em solo americano.
A Alfândega do Porto de Suape já solicitou a documentação à Aduana Americana e ao Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos. A empresa Hamburg Süd terá, porém, que também enviar a confirmação para a matriz da companhia na Alemanha, o que atrasará o envio.
Interdição
O material com lixo hospitalar de origem norte-americana está interditado no Porto de Suape desde outubro. A empresa Na Intimidade, responsável pela importação do material dos Estados Unidos, irá arcar com os custos da devolução.
Para fraudar a Alfândega Nacional, a Na Intimidade declarou às autoridades brasileiras que importava tecido de algodão com defeito. Os contêineres passaram por inspeção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após constatação de que o valor declarado pelo importador não era compatível com o volume e o tipo de carga. Constatou-se, então, que a importação era referente a lençóis sujos com manchas de sangue com logomarca de vários hospitais norte-americanos e dejetos biológicos.
Fonte:
Anvisa
05/01/2012 17:51
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