Contribuinte que perdeu prazo usará versão atualizada do programa do IRPF
O contribuinte que perdeu o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2011 poderá baixar a versão atualizada do programa gerador do documento disponível no site da Receita Federal a partir desta segunda-feira (2).
Com a nova versão do programa, a declaração, ao ser preenchida, gerará o valor da multa por atraso e possibilitará a impressão do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), a ser utilizado para o pagamento dos tributos devidos na rede bancária. A multa mínima para quem perdeu o prazo é R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido.
O número de declarações entregues chegou a 24.370.072, maior do que a estimativa da Receita, que esperava receber 24 milhões.
O prazo de envio terminou na sexta-feira (29) às 23h59min59s, horário de Brasília. Para a entrega em disquete, acabou antes, devido ao horário de funcionamento das agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Este ano, o formulário de papel deixou de ser aceito.
O contribuinte que pretende retificar a declaração deve ficar atento à opção escolhida durante o preenchimento, pois, se optou pelo modelo simplificado, não poderá depois mudar para o completo e vice-versa.
Fonte:
Agência Brasil
02/05/2011 11:56
Artigos Relacionados
Sugestões para versão teste do programa do IRPF 2011 vão até dia 31
Unesp tem versão atualizada do Manual de Convênios
SNJ lança versão atualizada da Pesquisa Agenda Juventude Brasil
Embrapa lança versão atualizada do mapa de solos do Brasil
Senado lança versão atualizada de aplicativo para iPhone
Versão atualizada do Regimento Interno será publicada no fim deste mês