Versão atualizada do Regimento Interno será publicada no fim deste mês



Até o final deste mês, uma versão consolidada do Regimento Interno do Senado Federal estará à disposição dos cidadãos, contendo as resoluções aprovadas pelos parlamentares de 2007 a 2010. O regimento atual é de 1970, e a última edição atualizada, de 2007, está praticamente esgotada.

Desde 1970, o regimento sofreu inúmeras atualizações, sendo a mais significativa a promovida pela Resolução 18/1989, que serviu para adequá-lo à Constituição de 1988. As demais modificações decorrem de emendas à Constituição, novas leis e súmulas do Poder Judiciário.

A Resolução 3/2007, por exemplo, possibilitou a participação dos membros da Mesa do Senado nas comissões permanentes, à exceção do presidente. A Resolução 8/2007 instituiu a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

 Reforma

O Regimento Interno poderá, em breve, passar por novas alterações. O Projeto de Resolução do Senado (PRS) 13/2008 faz várias mudanças no texto. Para estudar o projeto, foi criada uma comissão especial subordinada à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde tramitou em 2010.

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) apresentou relatório pela aprovação do PRS 13/2008, mas, como não foi reeleito, deverá ser indicado um novo relator, que poderá adotar ou não o relatório já apresentado.



12/01/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Portaria aprova versão final do regimento interno da Receita

Nova versão do Regimento Interno já está disponível na Internet

Portaria que certifica próteses de silicone importadas será publicada até o fim deste mês

Garibaldi garante que proposta de regimento interno do Conselho de Ética será votada com prioridade

Unesp tem versão atualizada do Manual de Convênios

SNJ lança versão atualizada da Pesquisa Agenda Juventude Brasil