Controle de armas volta à CRE



O parecer do senador Pedro Piva (PSDB-SP) sobre os projetos de lei que regulamentam o fabrico, depósito, trânsito, porte e posse de armas volta à pauta da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) na próxima terça-feira (dia 3). A reunião tem início às 17h30. Matéria polêmica, o parecer sofreu vários adiamentos pois os autores dos projetos não concordam com o relator.

A CRE também apreciará a criação da Subcomissão Permanente de Comércio Exterior, uma proposta do senador Paulo Hartung (PPS-ES). A Subcomissão tem o objetivo de acompanhar e promover debates sobre as conseqüências do possível ingresso do Brasil na Área de Livre Comércio das Américas (Alca).

Acordos internacionais de cooperação nas áreas de educação, cultura, transportes aéreos com a Bolívia e o Chile, também estão pautados. Além disso, a CRE apreciará requerimentos de solidariedade pelas vítimas do terremoto em Taiwan, assim como voto de apoio do Senado ao governo brasileiro e ao Mercosul, "pelo firme posicionamento assumido em defesa da redução de barreiras comerciais impostas pela União Européia aos produtos da região".

Outro requerimento defende a formulação de um voto de censura junto ao governo fundamentalista do Afeganistão que se autodenomina Emirado Islâmico do Afeganistão, apontando a indignação dos brasileiros contra o desrespeito devotado às mulheres, "submetidas a toda espécie de maus tratos e humilhações pelo regime Taliban". O autor do requerimento é o senador Tião Viana (PT-AC), e o relator é o senador Lúdio Coelho (PSDB-MS), que tem parecer contrário.

30/03/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE VOLTA A DEBATER CONTROLE DE ARMAS

CRE DEBATE CONTROLE DE ARMAS

Comissão discute controle de armas e segurança do comércio

Ferraço comemora convenção sobre controle de armas

Controle rígido de armas legais reduz criminalidade, diz especialista

Camata apóia controle de armas, mas quer maior fiscalização