Controle social sobre as contas públicas deve ser votado na próxima semana



O projeto do senador João Capiberibe (PSB-AP) que garante aos cidadãos o acesso detalhado às informações sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal, deve ser votado na próxima semana. O relator, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), ressaltou a importância do projeto ao ler o seu parecer na reunião desta terça-feira (1º) da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e apresentar o seu substitutivo.

O autor do projeto deverá fazer uma rápida exposição sobre a experiência bem-sucedida no Amapá. Capiberibe introduziu o controle social sobre o orçamento estadual na época em que era governador. O presidente da CAE, senador Ramez Tebet (PMDB-MS), aceitou proposta do senador Geraldo Mesquita Júnior (PSB-AC) para que essa experiência fosse transmitida aos integrantes da CAE.

A líder do PT, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), que tomou a iniciativa do pedido de vista coletivo, justificou que a preocupação do governo é com os reflexos do projeto, que altera dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), um dos pilares da administração das finanças públicas. Ela considerou que o projeto é -meritório-, mas que o governo fez um apelo para estudar melhor a proposta, que já passou pelo crivo da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

As alterações propostas pelo relator pretendem excluir a exigência de instalação de terminais para consulta pela população, ponderando que a análise dos dados é feita por pessoas de maior qualificação profissional e instituições organizadas que já possuem equipamentos de informática e estrutura para captar essas informações por meio de redes de computador.

Além disso, Sérgio Guerra quer que se estabeleça um prazo para as prefeituras que ainda não adotaram o Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios (Siafem). Só então seria aplicada a punição de suspender as transferências voluntárias da União. O acesso a esse sistema integrado, segundo o relator, será garantido a toda pessoa física ou jurídica que quiser acompanhar esses dados referentes tanto à execução da receita quanto da despesa.

Cooperativas

O plenário da CAE decidiu acompanhar Mesquita Júnior no seu parecer contrário ao projeto do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) que dispõe sobre as cooperativas de crédito. Mesquita Júnior considerou prejudicada a proposta porque o projeto de lei complementar 293/99, cujo substitutivo aprovado pela CAE em outubro do ano passado encontra-se pronto para ser votado pelo Plenário, já atende vários dispositivos do projeto de Arthur Virgílio.



01/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto sobre estágios deve ser votado na próxima semana

Projeto de Jucá sobre filantrópicas deve ser votado na próxima semana

Orçamento só deve ser votado na próxima semana

Orçamento de 2014 deve ser votado na próxima semana

Marco Civil da Internet deve ser votado na próxima semana

Relatório preliminar do Orçamento deve ser votado na próxima semana