Convênio com União garante mais R$ 1,2 bilhão para Rodoanel
Compromisso será assinado nesta quinta-feira, 30, em Brasília, pelo governador José Serra
O governador José Serra vai a Brasília nesta quinta-feira, 30, garantir o aporte de mais R$ 1,2 bilhão para as obras do Trecho Sul do Rodoanel. Na capital federal, em cerimônia no Palácio do Planalto programada para as 17 horas, Serra assina convênio por meio do qual a União repassará ao Estado de São Paulo esse montante, em quatro parcelas anuais de R$ 300 milhões.
As obras do Trecho Sul do Rodoanel, que terá 61,4 quilômetros de extensão, tiveram início em maio e devem ser concluídas em 2010, a um custo total de R$ 3,6 bilhões. Esse trecho passará pelos municípios de Itapecerica da Serra, São Bernardo do Campo, Santo André e Ribeirão Pires. Segundo o secretário estadual de Transportes, Mauro Arce, o trecho Sul é um dos mais importantes dos quatro em que foi dividido o Rodoanel. Isso porque vai facilitar o cotidiano de motoristas do interior com destino a Baixada Santista e também de caminhoneiros em direção ao Porto de Santos.
Frentes de trabalho
A construção do Trecho Sul do Rodoanel está sendo tocada em oito frentes de trabalho abertas em cinco lotes, nas pontes das represas Billings e Guarapiranga, em trevos das rodovias Anchieta, Imigrantes e Régis Bittencourt, nas estradas de Parelheiros e Itapecerica da Serra e na Avenida Papa João XXIII, em Mauá.
Segundo o balanço da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.), mais de 90 mil caminhões de terra foram retirados ao longo dos cinco lotes da obra desde o ponta pé inicial dado em maio pelo próprio governador. Hoje são mais de dois mil funcionários trabalhando em toda a extensão e a estimativa é que esse número suba para seis mil, além dos 18 mil empregos indiretos criados com os investimentos do governo paulista na obra.
Obra estratégica
O Rodoanel Mario Covas foi dividido em quatro trechos – Oeste, Sul, Norte e Leste –, contará com 170 quilômetros de extensão e tem custo estimado em R$ 9 bilhões. Sua missão é desviar o fluxo de veículos pesados da área urbana da Capital paulista e municípios vizinhos, além de agilizar a interligação de importantes rodovias que chegam à região. Ganha a população local, que não terá que disputar espaço nas ruas com caminhões e outros veículos que estão apenas de passagem, e ganha o transporte de cargas, que poderá trafegar com maior velocidade numa via expressa construída especialmente para esse fim.
O Trecho Oeste, com 32 quilômetros, foi o primeiro a ser construído e está em operação desde outubro de 2002. Terminadas as obras do Trecho Sul, a terceira etapa do Rodoanel será o Trecho Leste, a ser iniciado em 2011 e concluído em 2014. O Trecho Norte será a quarta e última etapa, com previsão de início em 2015 e termino em 2018.
Com reportagem de Manoel Schlindwein e Cleber Mata
(I.P.)
08/30/2007
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