Serra garante em Brasília verbas para Rodoanel e ponte SP-MS
Recursos da União serão empregados noTrecho Sul do Rodoanel e para concluir ponte que liga São Paulo ao Mato Grosso do Sul
O governador José Serra e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinaram convênios para transferência de recursos federais para as obras do Trecho Sul do Rodoanel e para conclusão da ponte sobre o Rio Paraná, na BR-158/SP. A cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. Com os convênios, a União deve participar com R$ 1,2 bilhão dos R$ 3,6 bilhões que serão investidos no Trecho Sul do Rodoanel e com R$ 24,7 milhões dos R$ 30,9 milhões necessários para a conclusão da ponte.
“O Rodoanel é uma obra muito importante para São Paulo e para o Brasil porque vai facilitar a travessia da região metropolitana da Capital para aqueles que chegam de outros lugares ou se dirigem a outros Estados, além de facilitar o acesso ao Porto de Santos”, afirmou o governador.
As obras do Trecho Sul do Rodoanel, com 61,4 quilômetros de extensão, tiveram início em maio e devem ser concluídas em 2010. Esse trecho passará pelos municípios de Itapecerica da Serra, São Bernardo do Campo, Santo André e Ribeirão Pires. “Esse é o trecho maior e vai aliviar muito as Marginais, além de melhorar muito o trânsito na região metropolitana”, declarou o governador.
Serra acrescentou que a obra vai diminuir em 37% o volume de veículos da Avenida dos Bandeirantes e 43% o tráfego na Marginal Pinheiros. “Sem contar o encurtamento do tempo porque todo caminhão que vem do Norte para o Rio Grande do Sul passa dentro da região metropolitana”, disse.
Ponte
O segundo convênio permitirá a conclusão da ponte na BR-158 que liga São Paulo e Mato Grosso do Sul pelos municípios de Paulicéia (SP) e Brasilândia (MS). Com pouco mais de 1.700 m de extensão, ela está 70% concluída e a previsão é de que seja inaugurada pelo governador José Serra no segundo semestre de 2008.
Já foram investidos na obra mais de R$ 110 milhões, sendo R$ 69,6 milhões de recursos próprios da CESP (Companhia Energética de São Paulo), R$ 5,28 milhões da Secretaria de Saneamento e Energia e o restante repassado pelo governo federal. Outros R$ 2,9 milhões já foram disponibilizados pelo governo de São Paulo para encerrar o antigo convênio.
“Esta ponte Paulicéia-Brasilândia tem uma importância enorme. São Paulo tem cinco interligações com o Mato Grosso do Sul, mas nesta região não há ligação. Com a ponte, haverá redução de 70 quilômetros entre o centro do Estado de São Paulo e a região de Campo Grande, além de um encurtamento de 100 quilômetros entre a capital do Mato Grosso do Sul e a capital de São Paulo”, dimensionou Serra para destacar a importância econômica da obra para o País.
O governador paulista lembrou que o Mato Grosso do Sul hoje é um grande produtor agropecuário para exportação. Com a nova estrutura, o custo de deslocamento das mercadorias e das pessoas será barateado. Além disso, Serra acrescentou que a obra permitirá incorporar cerca de 600 mil hectares de terra agricultáveis do leste e sudeste do Mato Grosso do Sul, regiões com um enorme potencial de exploração dos setores sucroalcooleiros e de reflorestamento.
Também participaram da cerimônia: Alfredo Nascimento, ministro dos Transportes; Mauro Arce, secretário Estadual dos Transportes; Dilma Pena, secretária Estadual de Saneamento e Energia; Mauro Barbosa, diretor geral do DNIT; além de prefeitos das cidades beneficiadas dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Regina Amabile
(I.P.)
08/30/2007
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