Conversa com a Presidenta desta terça fala sobre diabetes e crédito para regiões atingidas por chuvas



Na coluna Conversa com a Presidenta desta terça-feira (20), publicada em 198 jornais e revistas do Brasil e do exterior, Dilma Rousseff aborda temas como tratamento e controle do diabetes, vantagens em se tornar um empreendedor formalizado e créditos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para os que tiveram perdas com as chuvas da região serrana do Rio de Janeiro.

Leia a coluna na íntegra aqui.

Sobre o diabetes, considerado epidemia mundial pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a presidenta comentou que uma das principais ações de apoio ao tratamento é o programa Saúde Não Tem Preço, que oferece medicamentos de graça contra a doença. “Os remédios são distribuídos por 20 mil farmácias credenciadas no programa Aqui Tem Farmácia Popular, pelas farmácias da rede própria do governo e também pelas Unidades Básicas de Saúde, que oferecem, ainda, diagnóstico precoce e acompanhamento”, explica.

Dilma disse que, além de incentivar a alimentação saudável, o governo irá implantar 4 mil polos do programa Academia da Saúde até 2014, para prática de atividades físicas, e já começou a estruturar um programa de tratamento em casa. “Estamos atentos, pois o diabetes causa mais de 57 mil mortes por ano. A doença atinge 6,3% dos adultos e, entre os brasileiros com mais de 65 anos, o índice chega a 20%”.

Questionada sobre as vantagens da adesão ao programa Empreendedor Individual, a presidenta afirmou que a formalização traz inúmeras facilidades. “Uma das vantagens é a cobertura previdenciária, ou seja, a garantia, entre outras, de aposentadoria e renda em casos de acidente, doença, parto e falecimento. Ao regularizar sua situação, o empreendedor individual passa também a poder participar de licitações, firmar contratos, dar nota fiscal, receber apoio do Sebrae e a ter, entre outros benefícios, facilidades de acesso a financiamentos”.

A ajuda do BNDES para regiões atingidas pelas chuvas no Rio de Janeiro foi outro tema da coluna. Dilma Rousseff destacou que o banco já fez cerca de 3 mil operações de crédito para apoiar as micro, pequenas e médias empresas dos municípios da localidade. No total, foram investidos R$ 400 milhões, sendo R$ 62 milhões para 470 micro e pequenas empresas de Teresópolis.

“Este apoio ocorreu por meio do Programa Emergencial de Reconstrução do Estado do Rio de Janeiro, o BNDES PER RJ, que criamos em 20 de janeiro, logo após a tragédia. Como todos os recursos foram alocados até o final de maio e era necessário continuar atendendo os atingidos, nós propusemos, por lei, um novo Programa Emergencial, desta vez para todo o Brasil”.


Fonte:
Conversa com a Presidenta
Blog do Planalto



20/09/2011 15:27


Artigos Relacionados


Dilma fala sobre cultura, saúde e energia elétrica no Conversa com a Presidenta desta terça

Brasil Sem Miséria e duplicação de rodovia em MG são temas do Conversa com a Presidenta desta terça

Campanha educativa de trânsito e educação de jovens e adultos no Conversa com a Presidenta desta terça

Conversa com a Presidenta fala sobre Plano Nacional da Banda Larga e Lei da Aprendizagem

Unidade Móvel da Caixa inicia atendimento às regiões atingidas pelas chuvas

Aprovada MP que destina recursos ao ensino médio e às regiões atingidas pelas chuvas no Sul e no Sudeste