Convocação de Palocci deve ser votada nesta quarta na Comissão de Orçamento
A queda de braço entre governo e oposição em torno do Caso Palocci levou ao adiamento, para quarta-feira (25), da reunião da Comissão Mista de Orçamento (CMO) desta terça-feira, na qual seria votado o relatório preliminar ao projeto de lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2012.
Parlamentares do DEM entregaram ao presidente da CMO, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), um requerimento para convocação do ministro-chefe da Casa Civil, Antônio Palocci. O partido quer que ele esclareça como aumentou seu patrimônio em 20 vezes nos quatro anos em que foi deputado federal (2006-2010). Com o aviso da base do governo de que o requerimento não seria votado nesta terça-feira, o DEM ameaçou voltar a obstruir os trabalhos da comissão caso o pedido não seja analisado até o final da semana.
Diante das críticas, o deputado Gilmar Machado (PT-MG) saiu em defesa do governo, com a justificativa de que a votação do requerimento foi adiada apenas por conta da votação do Código Florestal no Plenário da Câmara dos Deputados, marcada para esta tarde.
- Nunca deixamos de votar requerimentos e não vai ser este que vamos deixar de votar. Mas como o Código Florestal será votado no dia de hoje [24] e a sessão começa daqui a pouco, é melhor deixarmos essa discussão para amanhã - explicou.
Caixa
Também foi adiada a audiência pública com o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda. Com outro compromisso marcado para o mesmo horário da reunião na CMO, o presidente da Caixa mandou um representante para debater a operacionalização do Decreto 7.468, de 28 de abril de 2011, que trata da validade dos chamados "restos a pagar", gastos não processados das despesas inscritas nos exercícios financeiros de 2007, 2008 e 2009. Essas despesas pendentes, em grande parte, referem-se a obras previstas em emendas parlamentares e de até R$ 500 mil.
Os parlamentares, no entanto, preferiram adiar o encontro e remarcá-lo, a fim de ouvir o próprio.24/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Convocação de Palocci só será votada no dia 31 pela Comissão de Orçamento
Convocação de Palocci será votada na próxima quarta pela CCJ
Orçamento vota nesta terça convocação de Palocci e Mantega para que expliquem contingenciamento
Pré-Sal S/A deve ser primeira matéria votada nesta quarta
Regulamentação da Emenda 29 deve ser votada nesta quarta
PEC da Música deve ser votada nesta quarta em Plenário