Cooperação: CETESB e CEAGESP vão elaborar manual para gestão adequada de resíduos alimentares



Protocolo de Intenções será assinado nesta quarta-feira, dia 22

A CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental e a CEAGESP - Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo vão elaborar o “Manual de Boas Práticas em Gestão de Resíduos Alimentares” para orientar técnicos, empresários e outros interessados na adoção de medidas preventivas evitando o desperdício e proceder à destinação adequada do material descartado em terminais de distribuição de produtos agrícolas.

Com esse objetivo, o presidente da CETESB, Rubens Lara, e da CEAGESP, Francisco José Cajueiro, assinam nesta quarta-feira, dia 22, às 16 horas, um Protocolo de Intenções de Cooperação Técnica estabelecendo as condições para a elaboração conjunta do manual.

Segundo os técnicos, o entreposto da CEAGESP, em São Paulo, produz cerca de cem toneladas diárias de resíduos orgânicos, que podem ser reutilizados ou transformados em ração animal e adubo orgânico. A proposta é de que, ao lado da redução do desperdício e proteção do solo e dos recursos hídricos, a gestão adequada desses resíduos promova também a redução da liberação de gases de efeito estufa.

Os cálculos indicam que, com base na produção diária de cem toneladas de resíduos orgânicos, será possível evitar a emissão de aproximadamente 143 mil toneladas anuais de gases que promovem o aquecimento do planeta.

<

02/22/2006


Artigos Relacionados


Estados e municípios têm até agosto para elaborar planos de gestão de resíduos

Meio Ambiente lança manual de resíduos sólidos

Cidades têm até o dia 2 de agosto para entregar Plano de Gestão de Resíduos Sólidos

São Paulo e Holanda selam parceria para gestão de resíduos sólidos

Suframa apresenta plano inovador para gestão de resíduos do Pólo de Manaus

Parceria: Cetesb e Corpo de Bombeiros assinam Termo de Cooperação