Cooperativas são habilitadas para vender oleaginosas da agricultura familiar



O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) divulgou, na quarta-feira (14), a relação das 34 cooperativas da agricultura familiar habilitadas para comercializar matérias-primas para empresas produtoras de biodiesel detentoras do Selo Combustível Social dentro do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB).

A medida é regulamentada pela Instrução Normativa (IN) nº, publicada no dia 20 de junho de 2011,  a partir desta safra 2011/2012. A IN estabelece que toda aquisição de matéria-prima oriunda de cooperativas agropecuárias da agricultura familiar realizadas por empresas produtoras de biodiesel será contabilizada para fins de concessão e manutenção do Selo Combustível Social.

O secretário de Agricultura Familiar do MDA, Laudemir Müller, destaca que a meta é melhorar esse canal de comercialização que o agricultor possui para vender o seu produto. “As mudanças são importantes para fortalecer o trabalho realizado pelas cooperativas, pois permite verificar quem está apto para vender para o Programa de Biodiesel e também qualificar a oferta da agricultura familiar”.

A partir de agora, todas as cooperativas habilitadas devem cadastrar sua produção e quantidade de agricultores cooperados no Sistema de Gerenciamento das Ações do Biodiesel – Módulo Cooperativas (Sabido). Trata-se de um sistema de monitoramento em tempo real criado pela Coordenação de Biocombustíveis do MDA. O sistema, que sempre foi utilizado pelas empresas detentoras do Selo Combustível Social, permite as cooperativas habilitadas informar ao MDA as famílias que efetivamente originaram a matéria prima contratada e vendida para cálculo do Selo Combustível Social.


Habilitação

Para atender os novos critérios de habilitação estabelecidos na IN, as cooperativas devem protocolar o seu pedido na SAF/MDA. Junto com o pedido de habilitação deve estar a Declaração de Aptidão ao Pronaf Jurídica (DAP) da cooperativa, documento indispensável para que a venda ocorra por meio do PNPB. A relação completa com a documentação exigida para o processo de habilitação encontra-se disponível na Instrução Normativa.

Além disso, para que uma cooperativa possa se habilitar no MDA é preciso enviar periodicamente as informações relativas a origem da matéria-prima, discriminando o nome dos agricultores familiares cooperados.


Concessão do Selo

Atualmente, para que as empresas produtoras de biodiesel tenham a concessão de uso do Selo Combustível Social, elas devem comprar um percentual mínimo da agricultura familiar (15% nas regiões Norte e Centro Oeste e 30% nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Semiárido).

A partir de agora, esse percentual é computado apenas para as aquisições de matérias primas das cooperativas da agricultura familiar habilitadas no MDA.

Em 2010, 59 cooperativas da agricultura familiar comercializaram a matéria prima produzida por aproximadamente 70 mil famílias. Essa comercialização representou um valor de mais de R$ 700 milhões.


PNPB

O MDA participa da gestão do PNPB estimulando a produção do novo combustível e apoiando a participação da agricultura familiar na cadeia produtiva. Instrumentos como crédito, zoneamento, assistência técnica, fomento, benefícios fiscais (Selo Combustível Social) estão disponíveis para promover o fortalecimento da agricultura familiar na produção de biodiesel.


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



15/09/2011 16:15


Artigos Relacionados


Agricultura familiar fatura R$ 1,4 bi em oleaginosas para biodiesel

Agricultura familiar aumenta produção e venda de oleaginosas para usinas

Cooperativas se unem para fortalecer agricultura familiar

Cooperativas se unem para fortalecer agricultura familiar

MDA divulga resultado de chamamento para cooperativas da agricultura familiar

MDA seleciona projetos para cooperativas de biodiesel da agricultura familiar