Coordenadores regionais debatem educação integral e ensino médio



A Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC) realiza desta terça (15) a quinta-feira (15), em Brasília, uma reunião técnica sobre o currículo da escola pública. Durante o encontro, será discutida a execução dos programas Ensino Médio Inovador (ProEMI) e Mais Educação.

Participam das atividades cerca de 300 coordenadores regionais. Eles vão debater a expansão da educação integral em escolas urbanas e do campo e nos territórios do Brasil Sem Miséria.

O Mais Educação é uma estratégia do MEC para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da educação integral. Em 2012, o programa será ampliado. Foram pré-selecionadas como prioritárias 14,2 mil novas escolas públicas urbanas, mas para receber recursos do ministério, os gestores devem aderir ao programa. A expectativa do MEC é ter a participação de dez mil novos estabelecimentos no próximo ano.


Ensino médio

Instituído para incentivar as redes estaduais de educação a criar ações inovadoras para o ensino médio, o ProEMI passará a receber recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) em 2012. Os recursos serão aplicados para desenvolver ações de apoio e fortalecimento de novas propostas curriculares.

As secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal, depois de formalizada a adesão ao ProEMI, deverão selecionar as escolas que participarão do programa e apresentar, até 29 de fevereiro de 2012, os projetos de reestruturação curricular dessas escolas.

Os projetos de reestruturação curricular deverão contemplar, obrigatoriamente, ações nas áreas de acompanhamento pedagógico, iniciação científica e pesquisa. Os projetos também podem abordar os campos da cultura corporal, cultura e artes, comunicação e uso de mídias, cultura digital, leitura e letramento e participação estudantil.

O ProEMI tem orçamento previsto em R$ 140 milhões e deve atender no próximo ano duas mil escolas em 17 estados e no Distrito Federal.

 

Fonte:
Ministério da Educação



13/12/2011 11:13


Artigos Relacionados


Alunos do ensino médio debatem com ministro temas da educação

Educação: Escolas de tempo integral terão 445 professores coordenadores

Ensino Médio Integral inicia aulas com mais de 4,6 mil alunos

Novo modelo de Ensino Médio em tempo integral ainda tem vagas

CAS aprova vinculação de vagas no ensino médio e na educação de jovens e adultos à educação profissional

Educadores debatem escola pública de tempo integral do programa Mais Educação