‘Copa do Mundo não comporta fanfarronice’, afirma Dornelles



O Brasil não foi obrigado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) a receber a Copa do Mundo de 2014. Com esse argumento, o senador Francisco Dornelles criticou, nesta quarta-feira (21), as demonstrações de descontentamento do governo brasileiro com as críticas da Fifa ao atraso nas obras de preparação. Para Dornelles, se o Brasil se candidatou a sede da Copa, precisa cumprir os compromissos que assumiu.

- A realização da Copa não foi imposta ao país pela Fifa. O Brasil a pleiteou de maneira legítima e a conquistou, assumindo compromissos de vulto, tanto de natureza financeira quanto de gestão – argumentou.

O senador afirmou ser evidente o atraso nas obras, especialmente nas áreas de aeroportos, expansão da rede hoteleira e mobilidade urbana. Além disso, lembrou das diferenças entre os investimentos estimados pelo governo e pela Associação Brasileira de Infraestrutura Indústria de Base (Abdib).

- Os investimentos na Copa do Mundo de 2014, segundo estimativas do governo, devem atingir R$ 26 bilhões. A estimativa da Abdib é de que a realização do evento pode significar investimentos de até R$ 117 bilhões. A diferença, no mínimo, sugere forte discrepância nos métodos de cálculos das despesas – criticou.

Para Dornelles, o Brasil deveria assumir as dificuldades, já que os desentendimentos com a Fifa podem atrapalhar a realização do evento e que as “bravatas” do Brasil não ajudam no desafio de organizar o evento.

- A Copa do Mundo 2014 não comporta fanfarronice. É inútil – concluiu o senador.



21/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


FGTS não comporta mais demandas, afirma presidente da Caixa

‘Obras são principal legado do PAC Copa do Mundo para BH’, afirma diretor

Osmar Dias afirma que Copa do Mundo pode incentivar crescimento do país

Copa de 2014 é oportunidade de mostrar o novo Brasil para o mundo, afirma Pelé

Jogador sueco afirma que na Copa de 58 o Brasil mostrou ao mundo como jogar futebol

Belo Horizonte receberá semifinais da Copa do Mundo e da Copa das Confederações