Cora Coralina dará nome a Arquivo do Senado
O Arquivo do Senado Federal passará a se chamar Arquivo Cora Coralina, em homenagem à poetisa goiana falecida em 1985. É o que determina o Projeto de Resolução n° 1/2004, de autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que recebeu nesta terça-feira (16) parecer favorável da Comissão de Educação (CE) e será encaminhado ao Plenário.
Relator da proposta, o senador Maguito Vilela (PMDB-GO) disse que a aprovação do projeto será uma homenagem justa à mulher brasileira e que o povo goiano "se sentirá honrado e homenageado". Nascida em 1889 na cidade de Goiás, Cora Coralina publicou seu primeiro livro, Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais, aos 70 anos. Segundo o senador, Cora foi "um modelo de mulher, exemplo de ternura e tolerância perante uma sociedade machista e excludente".
A homenagem recebeu também o apoio do senador Demostenes Torres (PFL-GO), para quem a poetisa foi uma grande feminista e enfrentou vários preconceitos.
Leite
A CE aprovou ainda parecer favorável ao projeto de lei (PLS 432/2003) de autoria do senador Fernando Bezerra (PTB-RN) que torna obrigatória a adição de micronutrientes ferro e vitamina A ao leite utilizado nos programas institucionais dos governos federal, estaduais e municipais. A proposta será encaminhada em caráter terminativo à Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
A adição dos micronutrientes, segundo informações do Ministério da Saúde utilizados pelo autor do projeto, destina-se a combater a anemia ferropriva, que atinge 50% das crianças de cinco a 15 anos do país. A deficiência de vitamina A, ainda de acordo com os dados do governo, é problema endêmico no Norte e no Nordeste, além de bolsões de pobreza localizados na região Sudeste.
Durante o debate, o senador Hélio Costa (PMDB-MG) solicitou ao presidente da comissão, senador Osmar Dias (PDT-PR), que envie à Câmara pedido de informações sobre a tramitação de projeto de sua autoria, já aprovado pelo Senado, que torna obrigatória a inclusão do leite na merenda escolar. A pedido do senador Gerson Camata (PMDB-ES), o relator do projeto incluiu emenda que aumenta de 90 dias para um ano o prazo para que a futura lei entre em vigor, para que os pequenos proprietários possam se adaptar às novas regras.
Atendendo a requerimento dos senadores Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e Leonel Pavan (PSDB-SC), a comissão solicitará ao governo informações detalhadas sobre a utilização de recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza. Com isso, ficou adiada a votação do projeto de lei (PLS 259/2002) segundo o qual 20% dos recursos do fundo seriam destinados ao atendimento integral na educação infantil.
16/03/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Maguito comunica aprovação do projeto que dá o nome de Cora Coralina ao Arquivo do Senado
Arquivo do Senado Federal passa a se chamar Arquivo Cora Coralina
Fibra de Cora Coralina é lembrada em sessão no Senado
Fibra de Cora Coralina é lembrada como exemplo em sessão no Senado nesta terça
Perfil biográfico de Cora Coralina
MAGUITO HOMENAGEIA CORA CORALINA