Maguito comunica aprovação do projeto que dá o nome de Cora Coralina ao Arquivo do Senado



Em pronunciamento nesta terça-feira (13), o senador Maguito Vilela (PMDB-GO) informou ao Plenário que a Comissão de Educação (CE) aprovou, no início do mês, o projeto de resolução (PRS nº 01/2004) pelo qual o Arquivo do Senado Federal passa a ser denominado Arquivo Cora Coralina. De autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), o projeto foi relatado na comissão pelo próprio Maguito.

O senador relatou algumas das razões apresentadas pela parlamentar para justificar a proposta. Afirmou que Cora Coralina, "nascida em um tempo em que mulheres não tinham educação formal", superou as dificuldades e tornou-se "um ícone para este país". Embora exercendo sempre suas funções como dona-de-casa, ela "jamais deixou de afirmar-se em sua individualidade".

- Sua literatura reflete sempre um conteúdo crítico, ainda que aparentemente fale dos fatos cotidianos - disse Maguito.

O representante goiano apresentou Cora Coralina como "a imagem e modelo da capacidade de superação das dificuldades enfrentadas como mulher que vive em uma sociedade de predominância masculina". A imposição de seu nome ao arquivo do Senado, que guarda decisões importantes tomadas pela Casa desde o Império, "será a junção de dois repositórios significativos da memória nacional, um físico, representado pelos documentos, e outro imaterial, representado por tudo o que significa Cora Coralina para o Brasil".



13/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cora Coralina dará nome a Arquivo do Senado

Arquivo do Senado Federal passa a se chamar Arquivo Cora Coralina

MAGUITO HOMENAGEIA CORA CORALINA

Fibra de Cora Coralina é lembrada em sessão no Senado

Fibra de Cora Coralina é lembrada como exemplo em sessão no Senado nesta terça

Perfil biográfico de Cora Coralina