Corpo do ex-senador Abdias Nascimento é cremado
O corpo do ex-senador, ex-deputado e ativista ligado à causa negra, Abdias Nascimento, foi cremado na tarde desta sexta-feira (27), no Crematório da Santa Casa de Misericórdia, no Caju, zona portuária do Rio de Janeiro. Suas cinzas serão levadas para a Serra da Barriga, em Alagoas, local do maior centro de resistência negra do Brasil, o Quilombo dos Palmares, conforme seu desejo.
Abdias Nascimento morreu na noite de segunda-feira (23), aos 97 anos. Ele estava internado desde abril no Hospital dos Servidores, no centro do Rio de Janeiro, e era diabético. Seu corpo foi velado da noite de quinta-feira (26) até as 11h da sexta-feira na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva compareceu ao velório, ao lado do governador Sérgio Cabral. Na ocasião, Lula afirmou que Abdias prestou uma enorme contribuição ao povo negro brasileiro e que suas ideias vão permanecer mesmo após sua morte. Lula disse que o preconceito racial existe e é uma doença que não tem cura fácil.
Também estiveram presentes à cerimônia lideranças do movimento negro e políticos como a deputada federal Benedita da Silva e o ex-ministro da Igualdade Racial Edson Santos. A presidente da República, Dilma Rousseff, e a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgaram nota de pesar pela morte do ativista.
Abdias Nascimento nasceu em 14 de maio de 1914. Além de deputado e senador, foi secretário de Defesa e Promoção das Populações Afro-Brasileiras do Rio de Janeiro, pintor autodidata, escritor, jornalista, poeta e ator. Também foi agraciado com o título de doutor honoris causa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
27/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Corpo do ex-senador Leonel Paiva é cremado
Corpo do ex-senador Alfredo Campos foi cremado nesta segunda-feira
Corpo do ex-senador Alfredo Campos, que morreu no domingo, será cremado nesta tarde
Morre o ex-senador e ativista Abdias Nascimento
Paulo Paim apresenta voto de pesar pelo falecimento do ex-senador Abdias Nascimento
Corpo de José Alencar é cremado em Belo Horizonte