Paulo Paim apresenta voto de pesar pelo falecimento do ex-senador Abdias Nascimento



Durante a sessão deliberativa desta terça-feira (24), o senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou requerimento à Mesa pedindo voto de pesar pelo falecimento do ex-senador e ativista do movimento negro Abdias Nascimento, aos 97 anos, ocorrido nesta manhã.

Paim informou que Abdias Nascimento foi também escritor, poeta, artista plástico, ator e diretor teatral, jornalista, professor, pesquisador e deputado federal, além de ativista "das lutas contra qualquer forma de racismo e discriminação".

- Ele deixa a esposa Elisa Larkin, filhos e milhares de seguidores pelos quatro cantos do nosso país que reconheciam nele uma referência e o tinham como estrela guia de coragem e de dedicação aos direitos humanos. Abdias Nascimento não é um patrimônio só do Brasil. É de toda a humanidade. E faço de suas palavras um pouco das minhas: quando o assunto é a igualdade racial, o debate já é uma vitória! - declarou Paim.

Logo depois, os senadores João Pedro (PT-AM) e Marta Suplicy (PT-SP) também lamentaram o falecimento de Abdias. Marta Suplicy disse que Abdias foi "um gigante na luta contra o racismo".

- Um grande brasileiro que teve ao longo de sua vida dedicação e compromisso com a luta em defesa do povo negro, e com a história social e política dos negros. Que não calou no período da ditadura militar - afirmou João Pedro.

Paim também leu um poema de sua autoria escrito quando do aniversário de 95 anos de Abdias:

"Tua vida, Abdias, foi dedicada a essa causa, a nossa causa, à causa da nação negra.

Abdias, meu velho e querido Abdias, o nosso povo há de contar em versos e prosa a tua história. A história de um guerreiro, a história de um lutador.

Os poetas vão lembrar de Abdias, falando de paz, rebeldia e, tenho certeza, a emoção será tão forte como é hoje o que sentimos quando ouvimos a batida do tambor.

Falarão de um homem negro, de cabelos brancos e barba prateada, que, independentemente do tempo, nunca parou.

Fez da sua guerra a nossa batalha, como ninguém. Nunca tombou. Foi dele e é nossa a bandeira da igualdade, da justiça e da liberdade.

Abdias, tu és exemplo para todos nós. Tu és um homem que viveu à frente do teu tempo.

Que as gotas de sofrimento arrancadas do teu corpo se tornem pérolas, luzes a iluminar a jornada do nosso povo, da nossa gente. Tu nos deixas uma lição de vida.

Viverás para sempre junto de nós. A rebeldia de tuas palavras, que somente os guerreiros ousam, estão cravadas na história da humanidade, nos nossos corações e mentes.

Sei que não estás preocupado em agradar a todos, mas sei que a mensagem é: jamais, jamais deixem de lutar e sonhar.

Sonhem, não aquele sonho bonito que tu gostarias que acontecesse num passe de mágica, mas, sim, o sonho que com nossa luta haveremos de tornar realidade. Esse, sim, será o fruto da tua, da nossa vitória."



24/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim apresenta voto de pesar pelo falecimento de Moacyr Scliar e dois ex-parlamentares

Aprovado voto de pesar pelo falecimento da mãe do senador Cícero Lucena

APROVADO VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-SENADOR PEDRO TEIXEIRA

Senado aprova voto de pesar pelo falecimento do ex-senador Freitas Cavalcanti

Arthur Virgílio pede voto de pesar pelo falecimento do ex-governador e ex-senador Gilberto Mestrinho

Luiz Otávio apresenta voto de pesar pelo falecimento de ex-prefeito