Cortadores de cana poderão receber seguro-desemprego na entressafra



Os trabalhadores rurais que atuam no cultivo da cana-de-açúcar poderão passar a receber seguro-desemprego durante o período de entressafra. Projeto do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) estabelecendo esse direito deverá ser votado na reunião da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) marcada para esta terça-feira (16). O relator, senador César Borges (PR-BA) apresentou voto pela aprovação da matéria, que ainda será analisada, em decisão terminativa, pela Comissão de Assuntos Sociais.

César Borges apresentou emendas ao projeto original (PLS 502/09) de Jarbas Vasconcelos. A principal delas é a ampliação do valor do benefício de meio salário mínimo para um salário mínimo integral. O relator também propõe que o cancelamento do benefício quando a pessoa conseguir uma atividade remunerada somente se dê quando o valor da remuneração for igual ou superior a um salário mínimo.

Também está na pauta da comissão projeto do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) que estende os incentivos especiais da lei agrícola aos produtores rurais que têm como atividade o cultivo de espécies frutíferas nativas. O projeto (PLS 580/09) isenta do pagamento do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural as áreas destinadas ao cultivo das espécies frutíferas nativas. O voto do relator, senador Augusto Botelho (PT-RR), é pela aprovação da proposta, que posteriormente será analisada em decisão terminativa pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE),

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária também deverá apreciar requerimento do senador Gilberto Goellner (DEM-MT) de audiência pública com representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sobre os trabalhos da realizados pela instituição no exterior. O objetivo é subsidiar a discussão e votação da Medida Provisória 504/10, que internacionaliza a empresa e facilita sua atuação em outros países. Devem ser convidados para discutir o assunto o diretor-presidente da Embrapa, Pedro Arraes, e o diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Marco Farani.



12/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Trabalhadores de canaviais poderão receber seguro desemprego na entressafra

Empregados domésticos poderão receber seguro-desemprego, mesmo sem inscrição no FGTS

Catadores de caranguejo, mariscos e algas poderão receber seguro-desemprego no período de defeso

CRA discute seguro-desemprego para trabalhador da cana-de-açúcar

Vítimas de enchentes vão receber duas parcelas do seguro-desemprego

Catador de caranguejo poderá receber seguro-desemprego durante defeso