Corte nas tarifas de energia recebe aplauso de Ciro Nogueira



O senador Ciro Nogueira (PP-PI) elogiou a presidente Dilma Rousseff pela decisão de reduzir o custo das contas de energia, uma “histórica iniciativa” em sua opinião. Ao abordar o assunto em Plenário nesta quinta-feira (13), ele disse que a medida trará grandes benefícios a todo o país, pois os custos atuais representam um peso excessivo para os consumidores.

- A nossa Presidente Dilma Rousseff demonstrou uma grande sensibilidade – comentou.

Como divulgado, a partir de janeiro de 2013, os consumidores brasileiros vão pagar em média 20,2% menos pela energia elétrica. Tanto as indústrias quanto os consumidores vão ser beneficiados e, conforme o senador, “comemoram a medida”.

- Não é para menos: a implantação de uma nova política energética para o Brasil sinaliza um novo tempo. Vemos que a iniciativa aumentará a competitividade das indústrias, estimulará o comércio que vai gerar mais empregos e consolidar, definitivamente, o nosso País e um novo modelo de desenvolvimento - destacou.

Concessões

De acordo com Ciro Nogueira, um dos pontos de maior importância da medida provisória 579/2012, que trata da redução dos custos, é o que prevê a possibilidade de prorrogação das concessões de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica de contratos que vão vencer entre 2015 e 2017.

Para que isso aconteça, entretanto, ele observou que o governo exigirá que as concessionárias cumpram critérios de qualidade e façam investimentos permanentes para garantir a melhoria dos serviços.

- Nas palavras da presidente Dilma Rousseff, não pode faltar luz nos 365 dias do ano e nem em nenhuma das 24 horas do dia - lembrou o senador.

Ciro Nogueira disse que a questão da qualidade no fornecimento de energia preocupa especialmente o Piauí, onde opera a concessionária Cepisa,  uma das piores fornecedoras do país, em sua avaliação.

- Estamos, portanto, na expectativa de que a Eletrobras/Cepisa se esforce para melhorar seus serviços, que têm penalizado grandemente o setor produtivo piauiense e as famílias de todas as regiões do meu estado, em especial o sul do Piauí – disse.

Antes de encerrar, ele sugeriu que seja discutida a possibilidade de criação de um mecanismo de incentivo fiscal para evitar desperdícios nas indústrias e estabelecer um estímulo tributário para aquelas empresas que poupam energia.

- Isso será um passo importante para um País que deseja aumentar sua competitividade internacional – concluiu.



13/09/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ciro Nogueira protesta contra reajuste da Aneel na tarifa de energia elétrica

Ciro Nogueira: 'Chego num momento de transformação'

Ciro Nogueira defende projetos de segurança na internet

Ciro Nogueira defende redução da maioridade penal

Ciro Nogueira pede interiorização do ensino superior

Vídeo | Ciro Nogueira explica a reforma administrativa