Cortes do Ministério do Planejamento estão fechando UTI Neonatal de Cuiabá, denuncia Jayme Campos
O senador Jayme Campos (DEM-MT) afirmou, em discurso nesta quarta-feira (3), que uma decisão do Ministério do Planejamento, de cortar gastos com horas extras de funcionários e médicos que fazem plantão, está desativando a única UTI Neonatal que atende gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. A medida afetou os servidores do Hospital Universitário Júlio Muller, ligado à Universidade Federal de Mato Grosso. O corte também levou ao fechamento do pronto-atendimento pediátrico do hospital.
Conforme o senador, a decisão foi tomada em um momento em que o Pronto Socorro Municipal de Cuiabá passa por reformas e não tem condições de receber as crianças que não vêm sendo atendidas pelo Hospital Universitário. O corte também afetou outros 45 hospitais universitários federais espalhados pelo país.
- De que precisam as autoridades federais para se sensibilizar? Será necessário expor corpos inertes de crianças em praça pública? Que país é este, que quer sediar eventos esportivos internacionais, mas priva suas crianças de um atendimento eficiente de saúde? É imoral se arrogar como potência econômica mundial quando hospitais universitários são lentamente desativados por medidas burocráticas - desabafou.
Jayme Campos convidou os outros dois senadores de Mato Grosso, Serys Slhessarenko (PT-MT) e Gilberto Goellner (DEM-MT), a se unirem na defesa do Hospital Universitário de Cuiabá. Ele pediu ainda que a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), presidente da Comissão de Educação do Senado, acompanhe junto com os parlamentares do Mato Grosso as negociações do governo federal com os hospitais universitários.
03/02/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jayme Campos anuncia apoio do DEM a Wilson Campos em Cuiabá
Jayme Campos destaca 295 anos de Cuiabá
Jayme Campos destaca a evolução no ensino em Cuiabá
Jayme Campos lamenta falta de gás natural em Cuiabá
Jayme Campos celebra 289 anos de fundação de Cuiabá
Jayme Campos parabeniza Cuiabá pelos 290 anos