Covatti destaca 100 anos de cooperativismo agrícola



O líder da bancada do PPB, deputado Vilson Covatti, ocupou hoje (07) o espaço destinado ao Grande Expediente para homenagear o primeiro centenário da implantação do cooperativismo agrícola no país. O modelo, segundo o parlamentar progressista, chegou ao Brasil por Linha Imperial, localidade de Nova Petrópolis, trazida da Europa pelo padre Theodor Amstad. Covatti apresentou um resumo da história do cooperativismo. Destacou o avanço conquistado pelo cooperativismo e a criação do Sicredi no Rio Grande do Sul e na região do Alto Uruguai.

Covatti ressaltou que 21 anos de dedicação “transformaram nossa cooperativa numa das mais importantes empresas da região, sempre ligada diretamente aos seus associados, que hoje são mais de 15 mil”, argumentou. O parlamentar elogiou o fato de o Sicred administrar, atualmente, recursos da ordem de R$ 2,1 bilhões, dos quais R$ 1,2 bilhão, alocados em financiamentos agrícolas. Para o progressista, “o processo de interdependência entre cooperativas, Sicredi, Bansicredi e empresas ligadas, deverá assegurar resultados efetivos aos sócios, a partir de princípios de gestão e procedimentos de administração que o mercado globalizado e competitivo exigem”, frisou.

Participaram da mesa principal, Vicente Bogo, presidente da Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs), Orlando Borges Müller, presidente do Sicred, Édio Spier, representando o pioneirismo do cooperativismo agrícola na América do Sul e Fernando Paulo Tomazzoni, presidente do Sicredi de Frederico Westphalen. Fizeram apartes apoiando a iniciativa de Covatti, os deputados Giovani Cherini (PDT), João Fischer (PPB), Kalil Sehbe (PDT), Iradir Pietroski (PTB), Elvino Bohn Gass (PT) e Cezar Busatto (PPS).


05/07/2002


Artigos Relacionados


JONAS PINHEIRO DESTACA COOPERATIVISMO AGRÍCOLA

Cooperativismo agrícola é analisado em seminário em Ji-Paraná

Ana Rita destaca plano de cooperativismo no ES

Serys destaca cooperativismo de crédito na Europa

SESSÃO PLENÁRIA/Cherini destaca relatório final da Comissão de Cooperativismo

Eduardo Suplicy saúda os 165 anos de cooperativismo no Brasil