Covatti quer instalar CPI do Leite até quarta-feira
O líder da bancada do PPB, deputado Vilson Covatti, pediu para que o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Zambiasi, determine a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Leite ainda nesta semana. O progressista justificou que o Parlamento gaúcho precisa iniciar os trabalhos de investigação que envolvem toda a cadeia produtiva leiteira o mais breve possível. Covatti espera que as demais bancadas com assento no Legislativo também acelerem a indicação dos parlamentares para a composição da comissão.
O requerimento com o pedido de instalação da CPI do Leite conta com o apoio de 39 deputados, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) e da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Federação das Cooperativas Agrárias (Fecoagro) e dos produtores gaúchos.
Os parlamentares, segundo Covatti, buscarão caminhos que possam identificar onde está concentrada a diferença entre o preço do litro do leite pago aos produtores e o valor cobrado dos consumidores. "Atualmente cada produtor recebe cerca de R$ 0,23 por litro, mas a mesma mercadoria chega às prateleiras ao preço médio de R$ 1,00. Deputados, entidades, produtores e consumidores têm o direito de saber por que esta diferença chega aos 390%", argumentou.
Na semana passada, Covatti foi a Brasília, onde manteve contatos com integrantes do ministério da Agricultura, da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados e com o ministro da Justiça, José Gregori . "Os parlamentares gaúchos receberam apoio irrestrito para a instalação da CPI. Vamos chamar todos que estão direta ou indiretamente envolvidos com a cadeia produtiva do leite para que possamos cumprir nossa missão de identificar e coletar provas capazes de indicar, com clareza, os motivos e o local onde esta grande diferença é gerada", reiterou o progressista.
10/09/2001
Artigos Relacionados
Nova tentativa de instalar CPI será na quarta-feira
Covatti acredita que até quarta-feira vetos serão apreciados
CPI do Leite realiza reunião quarta-feira
Covatti preside a CPI do Leite
Covatti preside a CPI do Leite
CPI do Leite: Covatti diz que invasão de produtores é oportunismo político