CPF começará a ser emitido pela internet até fim de junho
A emissão do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pela internet estará disponível para o contribuinte até o final de junho, informou nesta terça-feira (18) o secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo. O sistema já foi finalizado pelo órgão, mas ainda depende da homologação de dois parceiros do projeto, a Caixa Econômica Federal e os Correios.
O Banco do Brasil, que também participa da iniciativa, já adequou o seu sistema, de acordo com Cartaxo. A vantagem do chamado CPF Web é que o interessado precisará ir apenas uma vez a uma unidade desses parceiros, para requerer o documento, que será expedido online.
O CPF é necessário para que o contribuinte feche qualquer contrato bancário, faça empréstimos e abra operações de crediário. O documento também é obrigatório na renovação de passaportes, na participação em concursos públicos e na retirada de prêmios de loterias.
Atualmente, o CPF só pode ser obtido pelos Correios ou nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. A emissão custa R$ 5,50.
Além dessa medida, o secretário informou que o sistema de liberação nos Correios de encomendas enviadas ou recebidas do exterior passará a ser informatizado. O serviço de ‘Remessa Expressa’ será inaugurado em 8 de junho. Segundo a Receita, o controle de cerca de 15 mil encomendas por dia era feito manualmente.
Saiba mais sobre Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no Portal Brasil.
Fonte:
Agência Brasil
Receita Federal
19/05/2010 10:56
Artigos Relacionados
CPF pode ser emitido de graça pela internet
Segurança: Atestado de Antecedentes já pode ser emitido pela internet
Nada consta passa a ser emitido gratuitamente via internet no Distrito Federal
Certificado de saúde para viajantes pode ser emitido pela rede SUS
Licitação para 4G e internet rural começa em 5 de junho
Projeto que dá respaldo jurídico ao comércio pela Internet é aprovado pela CCJ