CPI aprova convocação de fazendeiros e do secretário de Segurança Pública do Pará



Após a audiência pública com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga conflitos fundiários no Brasil, a CPI da Terra, aprovou dois requerimentos da senadora Ana Júlia (PT-PA), que quer convocar autoridades e fazendeiros da região de Anapu acusados de invasão de terras e de promoverem violência no Pará.

No primeiro requerimento, Ana Júlia pede a convocação do presidente do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Sérgio Luiz Almeida Maneschy, e do secretário de Segurança Pública do Pará, Ivanildo Ferreira Alves. Segundo a senadora, eles não atenderam a convite feito anteriormente pela CPI e não mandaram qualquer justificativa para tanto.

Ana Júlia informou que o que levou a CPI a convidá-los foi a constatação de que a questão fundiária no Pará envolve aspectos relacionados à titularidade das propriedades rurais. Além disso, continuou, a disputa por terras tem gerado violência na região, como no caso de Eldorado dos Carajás, onde conflito com a Polícia Militar vitimou 23 trabalhadores rurais.

- Queremos que as autoridades prestem informações quanto à atuação dos seus órgãos na solução dos conflitos no Pará - afirmou.

A senadora também pediu a convocação dos fazendeiros Laudelino Délio Fernandes Neto, Dani Gutzait, J. Antônio (que também é sargento do 51º Batalhão de Infantaria de Selva), Marco Oliveira, Regisvaldo Pereira Galvão (conhecido como Taradão) e Marquinho Felíssimo Lélio Silva, cujos nomes, informou Ana Júlia, são freqüentemente citados por entidades da sociedade civil da região de Anapu como promotores de invasão de terras, desmatamento criminoso, crimes de pistolagem e comércio ilegal de terras públicas.

Naquela área, disse a senadora, os programas de reforma agrária também vêm sofrendo grande resistência de grileiros. O presidente da CPI, senador Alvaro Dias (PSDB-PR), anunciou a aprovação dos dois requerimentos e ficou de marcar para uma data futura as reuniões para ouvir as autoridades e fazendeiros convocados.



01/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alckmin se reúne com secretário da Segurança Pública

Procurador de SP será novo secretário adjunto da Segurança Pública

Secretário da Segurança Pública discute melhorias salariais com representantes das polícias civil, m

Secretário da Segurança Pública anuncia início dos testes de integridade na Polícia de São Paulo

Secretário da Segurança Pública explica metodologia de estatísticas utilizada pela Secretaria

Leia na íntegra o discurso de posse do novo Secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira