CPI da Corrupção só depende de uma assinatura para ser criada



O líder do Bloco Oposição, senador José Eduardo Dutra (PT-SE), informou nesta quinta-feira (dia 31) em Plenário que a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Corrupção só depende agora da adesão de mais um senador. O requerimento de CPI, exclusiva do Senado, já conta com o apoio de 26 senadores, os 16 da oposição e dez da base governista: Álvaro Dias (PSDB-PR), Osmar Dias (PSDB-PR), Amir Lando (PMDB-RO), Casildo Maldaner (PMDB-SC), Fernando Bezerra (PTB-RN), José Alencar (PMDB-MG), José Fogaça (PMDB-RS), Maguito Vilela (PMDB-GO), Pedro Simon (PMDB-RS) e Roberto Requião (PMDB-PR).

Fazendo um histórico da tentativa de instalação da CPI da Corrupção mista (Senado e Câmara dos Deputados), Dutra lembrou que o requerimento foi arquivado em razão da desistência de 20 deputados. Quando isso ocorreu, a oposição já havia conseguido a assinatura de 29 senadores, o que levou ao entendimento de que havia disposição no Senado para as investigações de denúncias de ilegalidades e irregularidades na administração pública.

- Esta é uma Casa pequena, onde todos se conhecem e se encontram todos os dias. Falta apenas uma assinatura para que a CPI possa ser criada. Nós agora não vamos ficar fazendo o papel de babás de senadores. Não vamos adular ninguém para que assine o requerimento - afirmou Dutra.

Em entrevista concedida após o discurso, o líder disse acreditar que a comissão será criada, mas não mostrou a mesma certeza quanto à instalação da CPI. Ao contrário do que ocorre em relação a uma CPI mista, os líderes dos partidos não têm prazo para formalizar a indicação de seus representantes na CPI exclusiva. Por esta razão, o senador sergipano acredita que o prazo de instalação da CPI não será regimental, mas político.

Dutra mencionou novamente o papel de uma CPI na apuração das denúncias que vêm sendo feitas nos últimos meses, inclusive por parlamentares que dão sustentação ao governo. Para ele, o Conselho de Ética não teria instrumentos legais para apurar denúncias contra o presidente do Senado, Jader Barbalho, ao contrário do que estariam advogando alguns setores da imprensa.

- As denúncias contra o Jader estão no requerimento da CPI - frisou o líder do bloco.

31/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Deputados do PT colhem assinatura para CPI da Corrupção no governo FHC

João Durval retira apoio e criação de CPI dos Transportes agora depende de uma assinatura

Criação na CDH de Subcomissão de Combate à Corrupção depende de acordo

Criação de Subcomissão de Combate à Corrupção depende de acordo na CDH

Criada comissão para acompanhar a seca

Criada CPI para investigar pedofilia na Internet