Criação na CDH de Subcomissão de Combate à Corrupção depende de acordo
O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, senador Paulo Paim (PT-RS) informou nesta quinta-feira (15) que a criação da Subcomissão Temporária de Combate à Corrupção e à Impunidade, no âmbito do colegiado, depende de acordo entre os integrantes da CDH. É que essa comissão já possui quatro subcomissões, número máximo permitido pelo Regimento do Senado. Assim, a criação de uma nova só será possível se uma das que estão em funcionamento for encerrada.
Paim, que tratou do assunto ao abrir a reunião da CDH, adiantou ainda que serão feitas articulações nesta tarde na busca de um entendimento. Se houver acordo para o encerramento de uma das subcomissões, a CDH deverá votar na próxima reunião o requerimento em que o senador Pedro Simon (PMDB-RS) pede a criação da nova subcomissão. A solicitação estava na pauta desta quinta-feira e não foi votada.
Simon tem sido o principal incentivador no Senado da criação de uma frente suprapartidária para apoiar a presidente da República Dilma Rousseff no combate à corrupção e no consequente afastamento do governo dos acusados de irregularidades.
De acordo com Simon, a Subcomissão terá por finalidade analisar e debater propostas que tratam do tema e abrir espaço no Senado para um amplo debate com a participação da sociedade, "objetivando identificar ações de competência do Parlamento que podem concorrer para que o clamor popular pelo fim da corrupção e da impunidade no País seja atendido".
Gorette Brandão e Denise Costa / Agência SenadoPara ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.
15/09/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Criação de Subcomissão de Combate à Corrupção depende de acordo na CDH
Na pauta da CDH, requerimento de Simon para criar Subcomissão de Combate à Corrupção
Aprovada criação de subcomissão para tratar de propostas de combate à recessão e ao desemprego
CPI da Corrupção só depende de uma assinatura para ser criada
Tramitação rápida da Lei de Biossegurança depende de acordo partidário
Aprovação do Estatuto da Juventude ainda depende de acordo