CPI da Pedofilia ouve presidente do Google Brasil nesta quarta-feira
O diretor-presidente do Google Brasil, Alexandre Hohagen, deve participar nesta quarta-feira (2) de audiência pública na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia. A reunião visa concluir entendimentos para a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) prevendo medidas para impedir divulgação de conteúdo pedófilo por meio do site de relacionamento Orkut, pertencente ao Google.
A audiência pública, proposta pelo relator do colegiado, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), também deve contar com as presenças de Sérgio Suiama, procurador da República no estado de São Paulo, e Thiago Tavares de Oliveira, presidente da SaferNet Brasil, entidade formada por especialistas ligados à defesa dos direitos humanos e que recebe denúncias sobre prática de pedofilia pela Internet.
Esta é a segunda convocação de Hohagen pela CPI da Pedofilia. No início de abril, o diretor-presidente do Google falou aos senadores sobre as denúncias de existência de fotos contendo pornografia infantil entre os álbuns fechados do Orkut. Na ocasião, Hohagen assumiu o compromisso de atender às demandas do Ministério Público quanto ao fornecimento de informações sobre álbuns citados nas denúncias e à adoção de filtros para combater a ação de pedófilos. A nova convocação do dirigente do Google foi motivada por dificuldades, apontadas pelo Ministério Público, de entendimento em torno desse compromisso, a ser formalizado com a assinatura do TAC.
Em nota divulgada na segunda-feira (30) pelo Google, a empresa anunciou um pacote de medidas para impedir o uso do provedor pelos pedófilos e para assegurar a cooperação legal e tecnológica com as autoridades brasileiras. Conforme declara Hohagen, na nota, o Google estaria "pronto para assinar os acordos de cooperação com o Ministério Público e a SaferNet".
A reunião da CPI da Pedofilia está marcada para as 9h e será realizada na sala 2 da Ala Senador Nilo Coelho, no Senado Federal.01/07/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão ouve presidente da ONG Safernet nesta quarta
CAS OUVE RAUL JUNGMANN NESTA QUARTA-FEIRA
SaferNet do Brasil aponta avanço da Google no combate à pedofilia
CPI DOS BANCOS DEFINE PAUTA DE TRABALHO E OUVE NA QUARTA-FEIRA PRESIDENTE DO HSBC
Comissão do São Francisco ouve relatório nesta quarta-feira
CPI do Roubo de Cargas ouve depoentes nesta quarta-feira