CPI da Petrobras deve ouvir secretario da Receita Federal na próxima terça-feira



O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, senador Romero Jucá (PMDB-RR), acaba de apresentar um plano de trabalho para o colegiado, que deverá se iniciar com uma audiência pública, na próxima terça-feira (11), sobre denúncia de irregularidade contábil que teria reduzido em R$ 4,3 bilhões o pagamento de tributos pela companhia.

VEJA MAIS

Deverá ser convidado para falar sobre o assunto o secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo. Também está sendo solicitado o envio de documentos da Petrobras e do Ministério da Fazenda sobre a operação. O plano de trabalho elaborado por Jucá será submetido ao exame dos membros da CPI.

O relator sugere ainda que, na terça-feira seguinte (18), seja realizada audiência pública sobre denúncias envolvendo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), que apontam irregularidades no pagamento de usineiros. Para tratar do assunto será convidado o presidente da agência, Haroldo Lima.

A próxima fase de apuração será centrada nas denúncias sobre indícios de superfaturamento da construção da refinaria Abreu Lima, em Pernambuco. Deverá ser convidado o presidente da Petrobrás, José Gabrielle, além de outros diretores da companhia.

Uma outra fase, segundo informou Jucá, será dedicada a analisar denúncias de irregularidades nas verbas de patrocínio da Petrobras, devendo ser convidados para participar de audiência o gerente de Comunicação da empresa, Wilson Santa Rosa, entre outros convidados.

Também deverão ser realizadas investigações sobre a Operação Águas Profundas, da Polícia Federal, e outras denúncias de irregularidades na construção de plataformas, segundo apuração do Tribunal de Contas da União (TCU).

Pela proposta de Jucá, será ainda realizada uma última fase sobre a legislação relativa a processos licitatórios da Petrobras; sobre a distribuição de royalties e sobre as portarias da ANP que criaram subsídios com recursos do petróleo.

Até agora, a CPI recebeu 88 requerimentos. Jucá propõe a rejeição de parte deles. A comissão está reunida na sala 02 da Ala Nilo Coelho.

Mais informações a seguir



06/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Começa reunião da CPI da Petrobras para ouvir atual secretário da Receita Federal

COMISSÃO DE ORÇAMENTOS QUER OUVIR SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL

Secretário da Receita Federal depõe na CPI da Petrobras

Para Jefferson Praia, CPI da Petrobras deve ouvir ex-secretária da Receita

CCJ vai ouvir Lina Vieira na próxima terça-feira

Comissão vai ouvir delegado e procurador na próxima terça-feira