CPI das ONGs deve ser instalada nesta quinta-feira



Deverá ser instalada nesta quinta-feira (6) a comissão parlamentar de inquérito para investigar as organizações não-governamentais (ONGs). Quem deverá presidir a primeira reunião é o senador Gerson Camata (PMDB-ES), por ser o parlamentar de maior idade entre os 11 membros que irão compor a CPI.

Aberta a reunião, o presidente em exercício irá colocar em votação a escolha do presidente e do relator. A expectativa é que o senador Heráclito Fortes (PFL-PI), autor do requerimento de criação da CPI das ONGs, ocupe o cargo de relator ou de presidente da comissão, que vai investigar a transferência de recursos do Orçamento da União para aquelas entidades ao longo do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Existe a possibilidade de que as investigações sejam estendidas ao governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

O senador Valter Pereira (PMDB-MS) está sendo encarado como o fiel da balança, que definirá os rumos das investigações e votações da CPI. É que o senador, apesar de ser da base do governo, ainda não se definiu se ficará do lado governista ou cerrará fileira com a oposição durante as investigações. Por enquanto, o governo tem um voto a mais na CPI: são seis parlamentares do governo e cinco, da oposição.

Os indicados para tomar parte da CPI das ONGs são o seguintes: Gilvam Borges (PMDB-AP), Gerson Camata (PMDB-ES), Valter Pereira (PMDB-MS), Sibá Machado (PT-AC), Flávio Arns (PT-PR); Ideli Salvatti (PT-SC), Heráclito Fortes (PFL-PI), Efraim Morais (PFL-PB), Alvaro Dias (PSDB-PR), Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR).



06/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI das ONGs será instalada nesta quarta-feira

CPI dos Sanguessugas deve ser instalada até quinta-feira

Subcomissão do Cinema é instalada nesta quinta-feira

Subcomissão de Aviação Civil será instalada nesta quinta-feira

Subcomissão que vai apurar acidente da P-36 será instalada nesta quinta-feira

Comissão da MP do programa Mais Médicos deve ser instalada nesta terça-feira