CPI decide na terça cronograma até 22 de dezembro



A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Sanguessugas marcou para a terça-feira (15) uma reunião administrativa para decidir os passos a serem dados até 22 de dezembro, data regimentalmente prevista para o encerramento oficial de seus trabalhos. Na mesma reunião, os integrantes da comissão decidem também como será, na segunda fase dos trabalhos, a investigação da participação do Poder Executivo na chamada máfia das ambulâncias.

Alguns parlamentares defendem o início imediato dos trabalhos, mas outros afirmam não ser possível dar prosseguimento às apurações antes de outubro, data das eleições, porque a maioria dos integrantes da comissão está em campanha nos seus estados.

Com a leitura do relatório nesta quinta-feira (10), a comissão encerra a fase de investigações sobre o envolvimento dos parlamentares na elaboração de emendas ao orçamento da União para beneficiar empresas ligadas ao esquema, entre elas a Planam, apontada como organizadora das fraudes.

A CPI Mista dos Sanguessugas foi instalada no dia 22 de junho deste ano com o objetivo de investigar denúncias de irregularidades no uso de recursos do orçamento da União para a compra, por municípios, de ambulâncias com preços superfaturados. Mas já está comprovado que a quadrilha, que operava pelo menos desde 2002, não atuava apenas no Ministério da Saúde, mas também em outras pastas do Poder Executivo, e que os recursos não vinham apenas do orçamento da União, mas também de verbas extra-orçamentárias.

Segundo o presidente da CPI Mista, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), a comissão cumpriu o prazo acordado de 60 dias da data da instalação da CPI para apresentar o relatório sobre o envolvimento dos parlamentares. No entanto, Biscaia deixou claro que o prazo regimental para o funcionamento de uma comissão parlamentar de inquérito é de 180 dias e que não vai abrir mão desse período.

- Entramos agora numa segunda fase de investigações, que tem até o dia 22 de dezembro para concluir seus trabalhos - esclareceu Biscaia.

Na reunião desta terça, está prevista a votação de 50 requerimentos, alguns deles polêmicos, porque solicitam a convocação de ex-ministros da Saúde para prestar esclarecimentos.



10/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI decide nesta terça cronograma da segunda fase de investigações

Cronograma prevê encaminhamento do parecer da CMO sobre projeto do Orçamento no dia 22 de dezembro

Marco Maciel anuncia nesta terça cronograma de tramitação da PEC da CPMF

Conselho de Ética define cronograma de trabalho nesta terça-feira

Conselho de Ética define cronograma de trabalho nesta terça-feira

Conselho de Ética discute na terça cronograma de trabalho de processos contra Renan