CPI deve ouvir deputado federal acusado de pedofilia



Um deputado federal da Região Nordeste deve ser chamado a depor pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investiga as situações de violência e redes de exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. A informação foi dada nesta terça-feira pela relatora da CPI, deputada Maria do Rosária (PT-RS), que não quis revelar o nome, nem o estado de origem do parlamentar, para evitar eventuais bloqueios às investigações.

- Este deputado federal foi denunciado por uma adolescente por prática de pedofilia - disse ao final de videoconferência, realizada nesta terça-feira (4), no auditório do Programa Interlegis, em Brasília. Segundo a relatora, já passam de dez os parlamentares envolvidos em atos de violência e de exploração sexual de crianças e adolescentes, mas até agora não havia nenhum denunciado na esfera federal.

A senadora Patrícia Saboya (PPS-CE), presidente da CPI, disse que também estão sendo investigados juízes, promotores e policiais, entre outras autoridades.

- Além disso, a CPI já se deparou com dois problemas de ordem jurídica: a morosidade da Justiça e a existência de uma clientela específica que detém foros privilegiados para se defender, o que acaba dificultando a resolução dos casos - declarou a senadora.

Patrícia revelou que no Vale do Jequitinhonha (MG) crianças se prostituem por meros R$ 0,50, enquanto na zona oeste da capital fluminense as meninas prostituídas recebem R$ 1,99 por programa. Há casos registrados também de venda de meninas com menos de 14 anos.




04/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI deve ouvir prefeito acusado de pedofilia

Magno Malta comemora prisão de ex-deputado paraense acusado de pedofilia

CPI da Pedofilia deve ouvir DJ Marlboro

CPI da Pedofilia deve ouvir representantes do Skype e da CTBC

CPI da Pedofilia ouve ex-juiz acusado de pedofilia

CPI deve ouvir ex-prefeito de Coari (AM), suspeito de integrar rede de pedofilia