CPI do Banestado terá reunião administrativa



A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) que apura denúncias de evasão de divisas do país por meio de contas CC-5, a CPI do Banestado, realizará reunião administrativa às 14h desta terça-feira (30), na sala 2 da Ala Nilo Coelho, para analisar requerimentos de convocação de depoentes, solicitação de informações a autoridades e realização de novas diligências.

Na última semana, a partir de sugestões do relator, deputado José Mentor (PT-SP), a CPI criou oito subcomissões para investigar os casos de evasão de divisas no país. As subcomissões farão diligências a partir de orientações do relator e terão 20 dias para concluir os trabalhos. Serão feitas investigações nas cidades de Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), São José do Rio Preto (SP), Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG), além de Montevidéu, no Uruguai. A CPI também criou a subcomissão de consolidação de propostas legislativas sobre câmbio e trânsito de capitais no país.

O presidente da CPI, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), propôs, juntamente com o relator, a prorrogação do prazo de funcionamento da comissão. Antero acredita que a grande quantidade de informações recolhidas exige mais tempo de investigação, a fim de que seja possível indicar os nomes dos responsáveis pela evasão de divisas.

Nesta semana a CPI ouviu ex-gerentes do Banestado que detalharam o esquema montado pelo banco para remessa irregular de divisas para o exterior. A comissão ouviu também sobre evasão de divisas, mas em caráter secreto, depoimentos de funcionários do Banco do Brasil.

A CPI investiga a remessa ilegal de cerca de US$ 30 bilhões para o exterior, por meio das chamadas contas CC-5, destinadas a brasileiros que residem fora do país e para empresas com sede no exterior. A evasão teria ocorrido entre 1996 e 2002 e deve envolver entre 100 e 200 pessoas, segundo depoimentos feitos na CPI.



29/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Próxima reunião administrativa da CPI terá temas polêmicos na pauta

Adiada reunião da CPI do Banestado

Antero convoca reunião da CPI do Banestado na sexta-feira

CPI do Banestado adia reunião por causa de sessão deliberativa do Senado

CPI do Banestado tem reunião na quarta e busca acelerar trabalhos e um novo rumo

CPI dos Transgênicos faz reunião administrativa