CPI do Banestado voltará aos Estados Unidos



A CPI do Banestado precisará voltar a Nova York. Essa informação foi dada pelo presidente da comissão, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), na reunião realizada nesta quinta-feira (9). Ele revelou que documentos sobre a movimentação bancária da conta Lespan, que teria recebido depósitos de mais de US$ 12 bilhões, começaram a chegar à promotoria de Nova York.

- Na linha de investigação adotada por esta comissão, temos grande interesse nesses documentos - enfatizou o senador.

Em agosto, quando os deputados e senadores brasileiros viajaram aos Estados Unidos, eles entregaram ofício aos integrantes do Congresso daquele país e à Promotoria de Nova York, recomendando que fosse investigada a off-shore uruguaia Lespan, que tinha contas na agência do Banestado de Nova York e em Foz do Iguaçu (PR) e mantinha intensas relações financeiras com outra off-shore, a Beacon Hill.

De volta ao país, os parlamentares trouxeram na bagagem documentos que já haviam sido colhidos pelos promotores nova-iorquinos sobre Beacon Hill, com sede em Nova York, por onde passaram mais de US$ 10 bilhões que saíram ilegalmente do Brasil. As movimentações nas contas Lespan e Beacon Hill eram feitas por grandes doleiros do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.

Subcomissões

Ficou definido, ainda nesta reunião, o calendário das subcomissões que farão diligências por alguns estados e cidades brasileiras: Santa Catarina, 13, 14 e 15 de outubro; São Paulo, 16, 17 e 18 de outubro; São José do Rio Preto (SP), 20, 21 e 22 de outubro; Campinas (SP), 23, 24 e 25 de outubro; Rio de Janeiro, 26, 27 e 28 de outubro; Curitiba (PR), 30, 31 de outubro e 1º de novembro; Belo Horizonte (MG), 3, 4 e 5 de novembro. O presidente e o relator da CPI do Banestado deverão participar de todas as diligências.



09/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Estados Unidos

Estados Unidos

CPI do Banestado divulga cronograma de visitas aos estados

Antero diz que CPI pode ir aos Estados Unidos

BB anuncia compra de banco nos Estados Unidos

Autoridades dos Estados Unidos visitam o Mineirão