BB anuncia compra de banco nos Estados Unidos



O Banco do Brasil (BB) comunicou ao mercado, nesta segunda-feira (25), a assinatura do contrato para aquisição de 100% do capital social do Eurobank. A compra da instituição financeira norte-americana, localizada no estado da Flórida, faz parte da estratégia de internacionalização do BB.

De acordo com as regras de mercado, os dois bancos necessitam aguardar manifestação favorável de órgãos reguladores do setor financeiro nos Estados Unidos e no Brasil antes de fecharem a operação. Até que as aprovações sejam emitidas e a transação concluída, o Eurobank continuará operando normalmente, sem alteração de marca, de portfólio de produtos ou serviços.

A operação de venda, no valor de US$ 6 milhões, prevê para os próximos meses a transferência de todas as ações do Eurobank para o Banco do Brasil. Com isso, o banco brasileiro poderá atuar no segmento de varejo dos Estados Unidos.


Acesso a mais comunidades

Com sede localizada em Miami, o Eurobank está em atividade desde 1991 e possui todas as licenças e autorizações necessárias para operar no segmento de mercado pretendido pelo BB. Sua estrutura enxuta, com três agências, bem como a localização no mais latino dos estados americanos, favorece a estratégia de ingresso e de expansão futura do Banco do Brasil para praças onde também há concentração de brasileiros, como, por exemplo, Nova Iorque, Nova Jersey e Massachusetts.

Ao adquirir um banco norte-americano, a expectativa do Banco do Brasil é de atingir um potencial constituído por mais de 1,5 milhão de brasileiros residentes nos Estados Unidos, que poderão dispor de produtos bancários como cartões de crédito e débito, além de contas e linhas de financiamento.

Embora o Banco do Brasil esteja presente no País desde 1969, com agências em Nova Iorque e Miami, sua atuação está limitada – de acordo com a legislação local – às atividades de banco estrangeiro, o que restringe a comercialização de alguns produtos e, em consequência, o acesso às comunidades brasileiras e hispânicas residentes naquele País.

Atualmente, o banco possui 47 unidades ativas no exterior, localizadas em 23 países, sendo 13 agências, 8 subagências, 11 escritórios de representação, sete subsidiárias, cinco agências de sucursal de subsidiárias, dois unidades de serviços compartilhados e uma unidade de negócios. Além da rede própria, o BB mantém relação de negócios com 1.066 instituições financeiras de 133 países.


Fonte:
Banco do Brasil

 

25/04/2011 19:08


Artigos Relacionados


Banco do Brasil confirma negociação para compra de banco na Flórida (EUA)

Argentina aprova compra do Banco Patagonia pelo Banco do Brasil

Estados Unidos

Estados Unidos

CPI do Banestado voltará aos Estados Unidos

Antero diz que CPI pode ir aos Estados Unidos