CPI DO FUTEBOL DEVE COMEÇAR A FUNCIONAR NA PRÓXIMA SEMANA



cionar nesta semana. Os 13 integrantes da comissão de inquérito, cujos nomes serãodivulgados até terça-feira (dia 17) pelos líderes partidários, terão seis meses paraapresentar conclusões a respeito de denúncias de sonegação de tributos e deirregularidades na venda de atletas para o exterior e no contrato de patrocínio firmadoentre a empresa norte-americana de material esportivo Nike e a Confederação Brasileirade Futebol (CBF).

O presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, anunciou que cumprirá o RegimentoInterno e nomeará os representantes dos partidos que não vierem a formalizar as suasindicações. O PMDB, partido com maior representação na Casa, terá cinco senadores naCPI. O PFL contará com quatro representantes, o PSDB com dois e o Bloco Oposição comoutros dois parlamentares.

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR), autor do requerimento de criação da CPI, classifica acomissão de inquérito como o instrumento ideal para que se abra o que chamou de"caixa preta" do futebol brasileiro. Por meio da quebra dos sigilos bancário efiscal, previu o senador, poderão ser reveladas informações sobre eventuaisirregularidades na negociação de jogadores e a eventual sonegação de tributos porclubes, dirigentes e atletas.

O ex-treinador da seleção brasileira Wanderley Luxemburgo e a estudante de DireitoRenata Alves, sua ex-secretária, deverão estar entre os primeiros a depor na CPI,segundo Álvaro Dias. Renata foi a primeira a denunciar Luxemburgo por sonegação fiscale participação na negociação de jogadores.

ONGs

Os líderes partidários devem concluir também nesta semana as indicações dosparlamentares que comporão a CPI que vai investigar a atuação no país – eespecialmente na Amazônia – de Organizações Não-Governamentais (ONGs). O autor dorequerimento, senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR), afirmou a atuação dasorganizações instaladas na região Norte representa um risco ao meio ambiente, àscomunidades indígenas e à soberania nacional.

De acordo com o senador, há denúncias de ONGs que recebem doações e recursospúblicos, mas atuam na verdade como empresas. O senador Bernardo Cabral (PFL-AM) deverápresidir a CPI. Além dele e de Mozarildo, também integrarão a comissão, pelo PFL, ossenadores Moreira Mendes (RO) e Djalma Beça (BA). O PT já indicou como seu representanteo senador Tião Viana (AC).

13/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro diz que sistema de alerta de desastres deve começar a funcionar neste inverno

CDP e penitenciária em Capela do Alto começam a funcionar na próxima semana

Incor-DF voltará a funcionar normalmente na próxima semana, anuncia secretário de Saúde na CAS

Reconstrução de pontes atingidas na região serrana do Rio deve começar no fim de semana

Horário eleitoral de segundo turno deve começar ainda nesta semana

Só falta eleger presidente e vice para CPI começar a funcionar