CPI do Leite: Dirigentes da CCGL depõem sobre venda da companhia



 
O presidente da CPI do Preço do Leite, deputado Vilson Covatti (PPB), informa que a comissão vai aprofundar as investigações sobre o processo de venda de parte da Companhia Central Gaúcha de Laticínios (CCGL) para a empresa Avipal, ligada à Elegê, em 1997.

Hoje (14), a partir das 10h, a CPI ouve o ex-presidente da Companhia Central Gaúcha de Leite (CCGL) Osvaldo Vallendorf e o atual dirigente, Caio Vianna.
Segundo o parlamentar, a CPI quer saber se a venda contribuiu para a redução do litro de leite pago ao produtor e para o monopólio na cadeia produtiva gaúcha. “Precisamos saber se, após a negociação, os produtores se tornaram reféns das indústrias, submetidos aos preços estipulados por elas”, disse. Atualmente, Elegê e Parmalat controlam cerca de 70% do mercado gaúcho.

Durante a reunião, o deputado também fará um relato sobre o Fórum Nacional das CPIs do Leite, ocorrido ontem (12), em Florianópolis (SC). Conforme o parlamentar, comissões como a de Minas Gerais já comprovaram que grandes redes de supermercado têm lucros de até 200% sobre produtos lácteos, através da cobrança de “pedágio” das indústrias.

Na outra quarta-feira (21), a CPI vai ouvir representantes da Associação Gaúcha de Supermercadistas (Agas) e da Associação dos Fabricantes de Leite Longa Vida.

11/14/2001


Artigos Relacionados


CPI do Leite solicita documentos da venda da CCGL

CPI do Leite: Relator requer dados da venda da CCGL

Dirigentes da Google depõem na CPI da Pedofilia

DIRIGENTES ESPORTIVOS DEPÕEM EM COMISSÃO DOS BINGOS

Cooperativas depõem na CPI do Leite

Cooperativas depõem na CPI do Leite