CPI do Leite: Relator requer dados da venda da CCGL
A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga o preço do leite ouviu ontem o ex-presidente da CCGL e atual diretor da Elegê, Frederico Dürr, e Mário dos Santos, presidente da Associação Gaúcha dos Criadores de Gado Holandês e membro da Federação dos Criadores de Raças.
Para o relator da CPI, deputado Giovani Cherini (PDT), as informações transmitidas pelo ex-presidente da CCGL sobre a venda da cooperativa, são insuficientes para a Comissão. Segundo o deputado Giovani Cherini, "após a venda da CCGL, passamos a ter no Rio Grande do Sul um monopólio no setor leiteiro, com a Elegê comprando 50% do leite produzido". Cherini acrescenta que após a venda, o mercado passou a praticar baixos preços ao produtor, e ainda foram constatados a cartelização e o dumping no setor leiteiro. O deputado Cherini informou que Frederico Dürr terá que ser ouvido novamente pela CPI.
Requerimentos
O relator entregou ainda quatro requerimentos à presidência da Comissão. O primeiro, solicitando ao presidente do Sindilat comprovante de salário na época da venda da CCGL e o atual, na Elegê Alimentos; contrato mantido pela Elegê com as cooperativas de leite e com os supermencados Carrefour, Sonae ( Big e Nacional) e Zaffari para a comercialização do leite; atas das reuniões com a Fetag; planilha de custos e preços praticados de 1998 à 2001 aos produtores e aos supermercados.
Outro requerimento solicita que a CPI faça uma investigação para certificar a presença ou não de ácido sórbico no leite, substância que, em excesso, pode causar danos à saúde e a devida concentração do produto em pelo menos três marcas de leite em caixinha Longa Vida em circulação no mercado.
Foi solicitado também às empresas Elegê, Parmalat, Santa Clara, Cosulatti e Piá, notas de venda de produtores que entregam 30, 180 e 600 litros de leite, para constatar a diferença de preço pago aos produtores.
Na próxima reunião da CPI, dia 14, o deputado apresentará requerimento convocando o ex-presidente da CCGL, Olavo Valendorff, e o atual, Caio Viana.
11/06/2001
Artigos Relacionados
CPI do Leite solicita documentos da venda da CCGL
CPI do Leite: Dirigentes da CCGL depõem sobre venda da companhia
Primeiro processo protocolado requer homenagem ao ministro Costa Leite
CPI requer dados sobre atuação de ONGs na Amazônia Legal
Relator constata ineficiência da inspeção no leite
Consumidor terá banco de dados sobre a qualidade do leite vendido em São Paulo